Toyota RAV4 é primeiro elétrico híbrido plug-in da marca no Brasil; veja detalhes
SUV médio faz até 35 km/l e acelera 0 a 100 em 6s. Conheça o RAV4 XSE Plug-in Hybrid
A Toyota lança um produto que não promete grande número de vendas, mas é um marco em sua jornada rumo à eletrificação no país. Trata-se do RAV4 XSE Plug-in Hybrid, o primeiro carro recarregável da Toyota no Brasil. O preço inicial de R$ 399.990, não colabora com o custo/benefício, mas o SUV exibe vários detalhes que merecem atenção do consumidor.
Equipado com um motor a combustão de 2.5 litros e dois motores elétricos, o RAV4 Plug-in Hybrid oferece uma potência combinada de 306 cv. Segundo a Toyota, tem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos. Além disso, sua autonomia elétrica de 55 km promete uma condução 100% EV em áreas urbanas.
O SUV apresenta uma variedade de recursos tecnológicos, incluindo um cluster TFT de 12,3 polegadas, uma tela multimídia de 10,5 polegadas e um head-up display que fornece informações cruciais sobre o trajeto e o veículo. No entanto, é importante que os consumidores avaliem cuidadosamente se esses recursos justificam o preço mais alto do veículo.
Em termos de segurança, o RAV4 Plug-in Hybrid está equipado com uma série de recursos avançados, incluindo Assistência de Permanência de Faixa, Alerta de Oscilação, Sistema de Pré-Colisão Frontal e Controle de Cruzeiro Adaptativo. Além disso, o veículo oferece sete airbags, incluindo dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.
O RAV4 Plug-in Hybrid possui dimensões generosas, com 4.600 mm de comprimento, 1.855 mm de largura (sem espelho retrovisor), 1.690 mm de altura e entre eixos de 2.690 mm. Seu porta-malas oferece 490 litros.
Além disso, o veículo apresenta uma suspensão independente nas quatro rodas, com dianteira MacPherson e traseira Wishbone, oferecendo estabilidade e conforto. Os freios dianteiros e traseiros a disco ventilado garantem uma frenagem eficaz.
No aspecto estético, o RAV4 Plug-in Hybrid oferece cinco opções de cores: Branco Lunar, Prata Névoa, Cinza Granito, Azul Topázio e Vermelho Emoção. Independente da cor escolhida, o teto do veículo sempre é na cor preta (Dual Tone).
O RAV4 Plug-in Hybrid segue os padrões da marca Toyota no Brasil, oferecendo 5 anos de garantia para o veículo e um acréscimo de 3 anos para o sistema híbrido/elétrico, ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.
Outro destaque é a eficiência do veículo, que alcança uma média estimada de 35 km/l em ambientes urbanos e 30 km/l em estradas, números que chamam atenção para um veículo desse porte. O RAV4 Plug-in Hybrid possui quatro modos de operação diferentes para seu sistema híbrido plug-in: Normal, ECO, EV (elétrico) e Sport.
Primeiro Plug-in da Toyota
O RAV4 Plug-in Hybrid é o primeiro modelo híbrido plug-in (PHEV) da marca no país. Até então, ela fabrica ou importa modelos sem a necessidade de carregamento, como a dupla Corolla e Corolla Cross. O SUV vem equipado com um carregador portátil convencional 2,3Kw e um wallbox de 7,4Kw, permitindo a recarga das baterias em 2,5 horas. A tomada está localizada no para-lama traseiro direito, sendo acessível através de uma tampa que trava e destrava automaticamente com a abertura ou fechamento do veículo.
O RAV4 Plug-in Hybrid oferece aos consumidores brasileiros uma nova opção no mercado de veículos eletrificados. No entanto, é fundamental que os consumidores realizem uma avaliação cuidadosa: por R$ 400 mil, é possível levar concorrentes com conjuntos com desempenho muito muito mais apimentado.
Categoria | Especificações |
---|---|
MOTORIZAÇÃO | Potência combinada (combustão + elétrico): 306 cv |
Tração: AWD | |
MOTOR A COMBUSTÃO: | Motor: 2.5 L DOHC 4 cilindros, 16V (VVT-iE) |
Combustível: Gasolina | |
Potência motor a combustão (cv/rpm): 185 / 6.000 | |
Torque motor a combustão (kgf.m/rpm): 22,7/3.200 | |
Cilindrada (cm3): 2.487 | |
Diâmetro x curso do pistão (mm): 87,5 x 103,4 | |
Taxa de compressão: 14,0+-0,3 | |
MOTOR ELÉTRICO | Motor THS II (Dois motores elétricos) |
Potência motor elétrico (cv): 182 (Dianteiro) / 54 (Traseiro) | |
Torque motor elétrico (kgf.m/rpm) diant.: 27,5 | |
Torque motor elétrico (kgf.m/rpm) tras.: 12,3 | |
TRANSMISSÃO | Transmissão CVT Transaxle (com transmissão continuamente variável) |
SUSPENSÃO | Dianteira MacPherson, com barras estabilizadoras (com controle de torque dinâmico – sistema AWD) |
Traseira Wishbone, com barras estabilizadoras (com controle de torque dinâmico – sistema AWD) | |
DIREÇÃO | Direção Eletroassistida progressiva (EPS) |
FREIOS | Dianteiros Discos ventilados com ABS, EBD e BAS |
Traseiros Discos ventilados com ABS, EBD e BAS | |
PNEUS E RODAS | Pneus 235/55 R19 |
Rodas Liga leve 18″ (estepe tipo temporário reforçado 165/90) | |
DIMENSÕES E CAPACIDADES | Comprimento (mm): 4.600 |
Largura sem espelho retrovisor (mm): 1.855 | |
Altura (mm): 1.690 | |
Entre eixos (mm): 2.690 | |
Vão livre mínimo do solo (mm): 175 | |
Volume do porta-malas (L): 490 | |
Capacidade do tanque (L): 55 |