O segmento dos veículos utilitários esportivos (SUVs) é o mais aquecido do mercado, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Muitos dos consumidores que procuram carro dessa categoria veem a economia de combustível um dos principais diferenciais e fator decisivo para fechar negócio.
Pensando nisso, a CNN listou os 10 SUVs mais econômicos do Brasil com motor 100% a combustão. A lista foi com base na tabela 2024 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, e considerou a tecnologia de maior apelo ao consumidor — naturalmente, SUV elétrico ou híbrido será mais econômico, mas o preço pode passar das centenas de milhares de reais.
O programa de etiquetagem do Inmetro não se limita a km/l, ele também fornece dados em megajoules por quilômetro (MJ/km), permitindo a avaliação do consumo energético durante o deslocamento. Quanto menor o valor registrado, mais eficiente é o veículo. Em alguns casos, o consumo pode ser maior, mas o parâmetro essencial é o nível de consumo (confira tabela abaixo).
Além disso, segundo o Inmetro, cada modelo recebe uma nota atribuída com base em seu desempenho. Os que alcançam eficiência máxima relativa ao segmento recebem nota “A”, e ela vai diminuindo até chegar à classificação “E”, a mais baixa. Confira os SUVs mais econômicos:
Fiat Pulse 1.3 CVT: Com consumo de 8,8 km/l na cidade (etanol) e 12,5 km/l na estrada (etanol), o Fiat Pulse 1.3 CVT oferece excelente eficiência, destacando-se como opção racional para consumidores preocupados com consumo de combustível. O SUV compacto da Fiat tem o menor índice de emissões, segundo o Inmetro.
Renault Kardian AT 1.0 12V: O modelo represente a nova fase da Renault no Brasil. Com consumo de 9 km/l na cidade (etanol) e 13,1 km/l na estrada (etanol), o Renault Kardian AT 1.0 12V apresenta equilíbrio entre desempenho e economia, oferecendo 125 cv e 220 Nm, o maior torque da categoria.
Honda HR-V (aspirado): Registrando consumo de 8,8 km/l na cidade (etanol) e 12,7 km/l na estrada (etanol), o Honda HR-V da nova geração tem motor 1.5 de 126 cv; pode não ser o mais rápido, mas destaca-se como um dos SUVs mais eficientes.
Fiat Pulse 1.0 turbo: Com consumo de 8,4 km/l na cidade (etanol) e 12,1 km/l na estrada (etanol), o Fiat Pulse 1.0 turbo oferece equilíbrio entre desempenho e eficiência. Tem o motor 1.0 T200 de 130 cv com etanol e pode ser bem econômico.
Fiat Fastback 1.0 turbo: Com consumo de 8,4 km/l na cidade (etanol) e 11,9 km/l na estrada (etanol), o Fiat Fastback 1.0 turbo oferece eficiência impressionante pelo porte. Possui o mesmo motor do Pulse e também compartilhado com Peugeot 208 e Citroën C3 Aircross, entre outros.
Volkswagen T-Cross 200 TSI: Com consumo de 8,2 km/l na cidade (etanol) e 11,9 km/l na estrada (etanol), o Volkswagen T-Cross 200 TSI representa a tradição da VW em motores eficientes.
Volkswagen Nivus: Registrando consumo de 8,3 km/l na cidade (etanol) e 11,9 km/l na estrada (etanol), o Volkswagen Nivus oferece eficiência notável, combinando estilo e economia de combustível.
Volkswagen T-Cross 250 TSI: Com consumo de 8,1 km/l na cidade (etanol) e 11,6 km/l na estrada (etanol), o Volkswagen T-Cross 250 TSI surpreende, já que tem motor 1.4 turbo de 150 cv e também consegue ser econômico.
Toyota Corolla Cross XRE (flex): Recém-lançado, surpreende ao aparecer nessa lista, pois é um SUV médio e tem motor 2.0 aspirado de até 175 cv. Mas, segundo o Inmetro, faz 9,2 km/l na cidade (etanol) e 11,6 km/l na estrada (etanol).
Hyundai Creta 1.0T: Com consumo de 8,3 km/l na cidade (etanol) e 11,9 km/l na estrada (etanol), o Hyundai Creta 1.0T tem motor de 120 cv e câmbio automático de seis marchas.