Site falso tenta enganar interessados em carros da GWM
Montadora chinesa se pronuncia após descobrir site falso de vendas; GWM é conhecida por vender modelos online
Criminosos estão utilizando o nome da montadora chinesa GWM para aplicar golpes em consumidores brasileiros. A estratégia envolve a criação de um site falso, similar ao oficial da marca, com o objetivo de atrair vítimas e convencê-las a realizar pagamentos de sinal para a compra de veículos.
O site fraudulento, que se diferencia do original por apenas um “m” a mais no domínio, anuncia carros da marca, como o elétrico Ora 03 e o SUV híbrido Haval H6, utilizando informações e vídeos reais da GWM.
Para aumentar a visibilidade do golpe, os criminosos investem em anúncios online, fazendo com que o site falso apareça nas primeiras posições da pesquisa quando o usuário busca por “GWM”.
Após atrair o interesse do consumidor, os golpistas iniciam uma conversa no WhatsApp, induzindo a vítima a realizar o pagamento de um sinal de R$ 9 mil via Pix. O valor seria supostamente abatido do preço final do carro, que seria entregue na concessionária mais próxima do cliente.
Pesquisando o registro do site na plataforma online Whoiss, há informação que a página é registrada nos Estados Unidos. Os suspeitos têm registro em Burlington, Massachusetts. A GWM não tem operações nesse país.
O que diz a GWM?
A GWM divulgou nota nesta quarta-feira (20) alertando clientes que os únicos canais oficiais de venda online da marca são o site oficial (www.gwmmotors.com.br) e a página exclusiva no Mercado Livre (gwmmotors.mercadolivre.com.br), além das concessionárias físicas. A empresa orienta que os clientes que foram vítimas do golpe procurem o Procon para registrar a ocorrência.
“A GWM Brasil acaba de ter conhecimento de uma página na internet que se passa como site oficial da marca, usando um domínio parecido com o original, mas com diferença sutil de um caractere a mais, com o objetivo de enganar os usuários e obter informações pessoais, financeiras ou senhas”.
E não é a primeira vez que a GWM é usada para aplicar golpes ou trotes. Em 2021, uma conta fake da marca anunciou lançamentos de veículos pelo Instagram. O perfil acabou enganando alguns veículos de notícia que publicaram a informação equivocada.
“Não efetivamos vendas pelas redes sociais, WhatsApp, Telegram ou outro canal que não seja o Mercado Livre, na página oficial indicada acima ou na rede de concessionárias”, diz a GWM sobre o site falso.
Ações para evitar o golpe:
- Fique atento ao domínio do site: O site oficial da GWM é www.gwmmotors.com.br. Verifique se o endereço digitado na barra de pesquisa está correto, atentando-se para a presença de caracteres extras.
- Confirme a autenticidade do site: Acesse os canais oficiais da GWM (site, redes sociais) para verificar se a oferta anunciada é verdadeira.
- Desconfie de preços baixos demais: Se o valor do veículo parecer muito bom para ser verdade, provavelmente se trata de um golpe.
- Evite pagamentos via Pix: Opte por métodos de pagamento mais seguros, como cartão de crédito ou boleto bancário, que oferecem maior proteção ao consumidor.