Renault Megane E-Tech: seis detalhes sobre elétrico da marca francesa
Modelo tem no design um dos seus grandes trunfos; conheça melhor o hatch que representa uma nova fase da marca
A Renault fez muita fama no Brasil a partir dos anos 2000 com aposta em veículos baratos e com bom espaço interno. Isso foi algo observado em modelos como Sandero, Logan e Duster. Mas essa fase ficou para trás, e um dos carros que marca a nova estratégia da empresa no Brasil é o Megane E-Tech.
O nome evoca um modelo médio que também fez fama no país, em uma época em que a Renault buscava se posicionar mais acima em nível de preço. Os tempos são outros, e o Megane também: agora, é um hatch elétrico com visual chamativo.
Outro veículo que representa a “nova Renault no Brasil” é o Kardian. Mas, aqui, você confere seis detalhes sobre o Megane E-Tech que merecem a atenção de quem busca saber mais sobre o modelo.
1. Design chamativo
Desde o primeiro olhar, o Megane E-Tech se destaca por um design ousado e futurista. O carro parece ter saído direto da prancheta conceitual para a linha de produção. O modelo tem linhas fluidas e aerodinâmicas, que esculpem uma silhueta imponente. Outro ponto marcante são os faróis em LED 3D com luzes rítmicas.
2. Tecnologia
No interior, o Megane E-Tech oferece muitas tecnologias de ponta. O modelo vem com quadro digital de instrumentos de 12,3 polegadas e uma central multimídia de 9 polegadas. Tem ainda iluminação ambiente em LED personalizável, que permite criar um ambiente adaptado ao humor do motorista. A manopla de “câmbio” é um joystick ao lado do volante, e o retrovisor, uma câmera.
3. Acabamento: Renault europeia
O Megane E-Tech eleva o padrão de acabamento da Renault no Brasil, se comparado a modelos mais espartanos como Kwid e Duster. Nada de plástico duro: há detalhes em tecido, metal e couro sintético. O banco mistura tecido reciclado e couro sintético nas laterais.
4. Airbag incomum
O modelo possui recursos de condução semiautônoma como piloto automático adaptativo (ACC) com Stop & Go, alerta e corretor automático de faixa, frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego.
O carro possui cinco estrelas de segurança no EuroNCAP. Uma curiosidade está no número de airbags: são sete. Duplo frontal, laterais e de cortina. O sétimo é bem incomum: fica entre o motorista e passageiro da frente para evitar choque de ambos em uma colisão.
5. Desempenho elétrico
Sob o capô, o Megane E-Tech vem com motor elétrico de 220 cv e 300 Nm de torque, entregando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. A bateria de 60 kWh garante uma autonomia de até 337 km no ciclo Inmetro.
Esses números colocam o francês como opção a ser considerada na comparação com o BYD Yuan Plus ou o Peugeot e2008. O Megane também tem borboletas atrás do volante que ajustam o nível de frenagem – uma funcionalidade muito útil no dia a dia.
6. Problemas x preço
O Megane E-Tech apresenta algumas falhas que podem ser consideradas desproporcionais para o preço do carro. A ausência de couro integral nos bancos, teto solar e ajustes elétricos do banco do motorista são pontos negativos. Um centralizador de faixa também seria bem-vindo.
O preço é de R$ 279.990, mas frequentemente tem recebido promoções. A observação do mercado indica que o modelo poderia estar posicionado em faixa similar ao BYD Yuan, na casa de R$ 230 mil, para obter mais vendas.
Ficha Técnica Completa – Megane E-Tech 2023
Item | Especificação |
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Motor | Dianteiro, elétrico |
Potência | 220 cv |
Torque | 30,6 kgfm |
Câmbio | Automático, tração dianteira |
Direção | Elétrica progressiva, diâmetro de giro de 10,4 metros |
Suspensão | McPherson na dianteira e multilink na traseira |
Freios | Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira |
Pneus | 195/60 R18 |
Peso | 1.680 kg |
Dimensões |
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Autonomia | Até 337 km no ciclo misto (conforme divulgado pela Renault) |
Tempo de recarga | 10% a 80% em 2 horas em AC (7,4 a 22 kWh) ou 36 minutos em DC (130 kWh) |
Velocidade máxima | 160 km/h (controlada eletronicamente) |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 6,9 segundos |
Consumo de energia | 12,2 kWh/100 km (ciclo misto) |
Emissão de CO2 | 0 g/km |
Itens de Série |
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