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    Red Bull cria hipercarro com V10 híbrido para fazer tempos de Fórmula 1

    RB17 é último trabalho de Adrian Newey, lendário projetista da marca

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    Durante o Goodwood Festival of Speed, que aconteceu no Reino Unido na última semana, a Red Bull mostrou um protótipo que está em fase final de desenvolvimento. O RB17 é o novo hipercarro da marca, com 1.200 cavalos de potência, apenas 900 kg e que promete fazer voltas em circuitos famosos, como Spa e Suzuka, tão rápido quanto um veículo de Fórmula 1.

    O RB17 nada mais é do que a despedida de Adrian Newey, projetista de muito renome no automobilismo, principalmente pelo seu trabalho na equipe de Fórmula 1 da Red Bull.

    Newey é o grande nome por trás de tudo do RB17, desde a idealização até os toques finais. Foram dele os primeiros desenhos do carro.

    A aerodinâmica, um dos pontos-chave do projeto, foi aperfeiçoada com a ajuda de especialistas em design automotivo formados pela Royal Academy of Art e contratados pela Red Bull. Com todos os ajustes feitos, o RB17 consegue gerar 1.700 kg de downforce quando atinge a máxima de 350 km/h.

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    O motor foi criado a partir de uma ideia de Newey. No começo, o projetista conta que queria um V8 biturbo, mas o seu barulho não soava tão bem quanto o de um V10 aspirado que pode chegar a 15.000 rpm.

    Montado no centro do carro, o V10 do RB17 entrega 1.000 cv às rodas sozinho. Para auxiliá-lo, há também um motor elétrico montado no câmbio, totalizando assim 1.200 cv de potência.

    Ainda não se sabe os principais números e desempenho do carro, já que os testes da versão de produção só começarão a ser feitos em 2025.

    No entanto, os números divulgados até o momento mostram que o RB17 será um carro capaz de fazer coisas incríveis, tendo o peso como seu diferencial frente a outros hipercarros.

    Newey e sua equipe utilizaram um chassi feito de composto de carbono para reduzir o peso. Eles também optaram por não usar uma transmissão de dupla embreagem, trocando por um sistema com trocas de marcha mais lentas, mas que é bem mais leve. O resultado é um peso total de apenas 900 kg.

    Para efeito de comparação, o Mercedes-AMG One, o hipercarro alemão que foi criado aos moldes de Fórmula 1, tem 1.067 cv e pesa 1.695 kg. Ou seja, tem cerca de 130 cv a menos e é quase 800 kg mais pesado.

    O RB17 também é equipado com uma suspensão ativa, que foi banida da F1 em 1994. A escolha do sistema se deu pelo fato dele se adaptar perfeitamente à rigidez mínima do chassi.

    Entre outros atributos, o carro ainda tem freios de carbono, pneus Michelin desenvolvidos exclusivamente para o projeto, um pequeno porta-malas no capô e espaço os dois ocupantes guardarem seus macacões e capacetes.

    O projeto, que teve início em 2022, agora está na sua fase final. E Newey já afirma que a versão de produção será um pouco menor que o protótipo mostrado em Goodwood.

    O RB17 será exclusivo para pistas, mas uma versão de rua está nos planos da Red Bull. Serão apenas 50 unidades produzidas na fábrica de Milton Keynes, no Reino Unido.

    O preço do veículo não foi divulgado oficialmente, mas especula-se que cada unidade custará 5 milhões de libras (cerca de R$ 35 milhões, em conversão direta).

    Errata: diferentemente do publicado em versão anterior deste texto, o motor V10 aspirado pode chegar a 15.000 rpm, e não 1.500 rpm, e o possível preço do modelo é estimado em 5 milhões de libras, e não 50 milhões. As informações foram corrigidas.

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