Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ram Rampage Rebel 2024: veja 10 curiosidades sobre a picape

    Picape monobloco custa a partir de R$ 244,7 mil e faz Ram crescer em vendas; conheça detalhes importantes da Rampage

    Ram Rampage Rebel 2024; picape monobloco puxa vendas da da marca no Brasil
    Ram Rampage Rebel 2024; picape monobloco puxa vendas da da marca no Brasil Thiago ventura/CNN

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    Um dos lançamentos mais importantes de 2023, a Ram Rampage representa uma peça importante na estratégia da Stellantis no Brasil e América Latina. A picape monobloco de luxo é uma aposta para o grupo crescer nesse tipo de produto.

    E parece que já está dando certo: A Rampage foi responsável pela Ram, marca de picapes e utilitários de luxo, ter seu melhor ano de vendas no Brasil. Em 2023, foram mais de 17 mil unidades, um aumento de 236% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

    Segundo a Ram, foram 8.638 unidades comercializadas do novo modelo em 2023, chegando ao quarto lugar entre as picapes compactas e médias mais vendidas do país. E olha que estamos falando de um produto com preço inicial de R$ 244.790. A seguir, confira 10 curiosidades sobre a picape e saiba se vale a pena para você.

    1. Primeira Ram desenvolvida no Brasil

    A Ram Rampage foi desenvolvida a partir da mesma plataforma utilizada por outros produtos da Stellantis, como a Fiat Toro e Jeep Commander. Mas não é simplesmente uma “Toro com logo Ram”. O produto foi criado com participação de equipes do Brasil e Estados Unidos, sendo que várias decisões vieram da matriz.  Foram mais de 800 profissionais envolvidos e investimento de R$ 1,6 bilhão. Dessa forma, a Rampage é o primeiro produto Ram criado no Brasil.

    2. Motor diesel mais barato que gasolina

    Tradicionalmente, veículos movidos a diesel são mais caros que os equipados com bloco a gasolina. No caso das picapes médias, isso fica mais evidente com opções flex nas versões de entrada. Na Rampage é diferente.

    A picape monobloco possui opção de motor 2.0 Multijet com 170 cavalos de potência e 380 Nm de torque turbodiesel ou o importado  2.0 Hurricane 4 somente a gasolina com 272 cv e 400 Nm de torque. Até por conta da diferença de performance, as versões com motor diesel custam R$ 10 mil mais baratas que as correspondentes a gasolina.

    3. Acabamento de qualidade

    A Ram normalmente é conhecida por picapes de grande porte com muito luxo embarcado. A irmã menor não poderia ficar atrás. O painel tem material emborrachado sensível ao toque e bancos de couro, com detalhes em suede. Os bancos são elétricos e há multimídia de 10″. Nesse aspecto, o produto fica acima do encontrado nas médias, em geral com plástico duro e pouca tecnologia embarcada.

    Ram Rampage Rebel 2024
    Ram Rampage Rebel 2024: picape monobloco puxa vendas da marca / Thiago Ventura/CNN

    4. Suspensão independente nas quatro rodas

    A Rampage possui suspensão independente nas quatro rodas em todas as versões. Isso é um ponto positivo em relação às médias que, em geral, possuem eixo rígido ou ou eixo de torção nas rodas traseiras. Esse aprimoramento garante uma boa estabilidade e conforto dos passageiros.

    Ram Rampage Rebel 2024
    Picape tem suspensão independente nas quatro rodas / Thiago Ventura/CNN

    5. Cluster digital configurável

    A Ram Rampage vem com cluster digital configurável com tela de 10,1″. O equipamento é o mesmo utilizado na família Compass e Commander, mas com grafismos e tipografia exclusivos para a picape. O destaque fica no modo sport, que altera os elementos com tons vermelhos.

    Ram Rampage Rebel 2024
    Quatro de instrumentos é uma tela digital de 10,1″ / Thiago Ventura/CNN

    6. Easter Eggs

    Easter Eggs, ou “ovos de Páscoa”, são detalhes curiosos e imaginativos que alguns carros oferecem. É uma tradição nos modelos da Jeep e chega à Ram por ponta da Centro de Design da Stellantis na América Latina. Por todo o carro é possível encontrar alguns elementos, como carneiro aplicado no vidros e um mapa da América do Sul. O mais interessante, contudo, está na lanterna traseira: o equipamento tem formato da bandeira dos Estados Unidos.

    Ram Rampage Rebel 2024
    Ram Rampage Rebel 2024: bandeira dos EUA na lanterna / Thiago Ventura/CNN

    7. Tração integral

    Não faria sentido uma Ram ter apenas tração dianteira. Então, todas as versões possuem tração integral permanente. Na opção de entrada Rebel, com apelo mais aventureiro, os pneus lameiros fazem um conjunto perfeito para encarar um off-road. Contudo, não há opção de selecionar qual modo de 4×4: o carro define isso automaticamente.

    Ram Rampage Rebel 2024
    / Thiago Ventura/CNN

    8. Não tem capota de série, nem brake light

    Um dos grandes pontos negativos  da Ram Rampage está na ausência da capota marítima de série. Talvez seja estratégia para agradar a rede de concessionárias, mas é um ultraje um produto nesse preço não oferecer capota marítima de série, sequer nas versões mais caras. Além disso, a picape não vem com brakelight, coisa que a simples Fiat Strada possui.

    9. Porta-trecos secreto

    Esse item pode ser uma parte B dos Easter Eggs, mas merece um capítulo próprio. A Rampage herdou da gama Compass/Commander alguns porta objetos secretos, incluindo um localizado no console central. Bastante discreto, é possível guardar objetos longe dos olhos mal-intencionados.

    Ram Rampage Rebel 2024
    / Thiago Ventura/CNN

    10. Ronco do motor

    Um aspecto sensorial importante para donos de picape é o ronco do motor. E nesse aspecto, a Ram fez um acerto preciso, sobretudo nas versões com motor Hurricane. A Rampage emite um ruído emocionante e poderoso. Na versão R/T então… uma verdadeira sinfonia para os ouvidos!

    O veículo tem dupla saída de escapamento que garante a potência do ruído ( e incômodo para quem gosta de sossego). Na opção top de linha, há o botão R/T que deixa o som ainda mais estridente.