Produção de veículos supera nível pré-pandemia pela primeira vez
Foram produzidos 238,2 mil veículos em novembro, alta de 0,7% na comparação com outubro e de 4,7% em relação a novembro de 2019
A indústria automobilística produziu 238,2 mil veículos em novembro. O número representa um crescimento 0,7% na comparação com outubro e de 4,7% em relação a novembro do ano passado.
É a primeira vez desde o começo da pandemia que a produção mensal supera o volume registrado no mesmo mês do ano passado.
Leia também:
GM garante os dois primeiros lugares no ranking de carros mais vendidos no país
Aluguel de carro fica cerca de 20% mais caro por falta de frota em locadoras
No acumulado de janeiro a novembro, porém, a queda em relação ao ano passado ainda é de 28,1% nas vendas e de 35% na produção.
Nas exportações, o resultado do mês foi ainda melhor: crescimento de 26,2% em relação a outubro e de 38,6% em relação a novembro de 2019. Apesar da alta em novembro, no acumulado do ano, as exportações ainda estão 28,4% menores do que em 2019.
Os números foram divulgados na manhã desta segunda-feira pela Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
A projeção de produção para este ano é de cerca de 2 milhões de unidades, o que representaria uma queda superior a 30% em relação às 2.945 mil unidades do ano passado.
Se o número se confirmar, o volume de produção deste ano também deve ser o menor desde 2003, quando foram produzidas 1,8 milhão de unidades, e representar menos da metade da produção de 2013, o melhor ano da indústria, quando foram fabricados 3,7 milhões de veículos.
No segmento de automóveis e veículos comerciais leves, a Fiat se manteve na liderança do mercado de varejo em novembro, apoiada sobretudo pelas boas vendas de suas picapes Strada e Toro. Em seguida, aparecem Volkswagen, General Motors, Hyundai e Ford.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook