Presidente da Anfavea: Produzimos 5 milhões de carros e vendemos só 2 milhões
Em entrevista à CNN, Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, disse que a ociosidade de produção no Brasil é um empecilho para empresas no país
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, ponderou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (13), sobre a saída da Ford do Brasil e analisou a situação da ociosidade de produção do setor automotivo no país.
“Temos uma ociosidade forte no setor. Fechamos 2020 com queda de 26% no emplacamento e 31% de queda na produção de veículos no Brasil. Isso só aumentou a ociosidade que já tínhamos,” disse o presidente da Anfavea.
“Temos capacidade para produzir 5 milhões de veículos no Brasil e estamos vendendo 2 milhões. Isso se torna um desafio para novas empresas que chegam ao Brasil, um mercado não recuperado e com problemas estruturais. Vejo um desafio para quem já está aqui e para quem chega.”
Outro problema constatado por Moraes é o desaquecimento dos principais mercados consumidores dos carros produzidos no Brasil. Segundo ele, a retomada do setor passa pela recuperação econômica dos países da América do Sul.
“Nossos principais mercados são Argentina, Chile, Colômbia e Peru. A recuperação da nossa indústria vai depender do comportamento do mercado brasileiro e dos mercados da América Latina.”
(Publicado por Daniel Fernandes)