Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Porsche revela Taycan Turbo GT, um dos carros mais rápidos do mundo

    Veículo elétrico deve custar mais de R$ 1 milhão; carro possui um botão "turbo" para aumentar a potência por alguns instantes

    O Porsche Taycan Turbo GT com Pacote Weissach não possui bancos traseiros para economizar peso
    O Porsche Taycan Turbo GT com Pacote Weissach não possui bancos traseiros para economizar peso Divulgação/Prsche

    Peter Valdes-Dapenada CNN

    Na segunda-feira (11), a Porsche apresentou o carro fabricado em massa mais potente que já produziu. O Taycan Turbo GT elétrico, com 1.093 cavalos de potência, que chegará ao mercado neste verão do hemisfério norte (inverno no hemisfério sul), já estabeleceu dois recordes de velocidade em pistas para um carro elétrico. Ele até superou um recorde estabelecido por um Tesla Model S por incríveis 18 segundos.

    Números elevados de potência e aceleração impressionante são mais comuns entre carros elétricos do que nos movidos a gasolina, especialmente porque os veículos elétricos podem ter vários motores. Figuras de desempenho como essas têm pouco valor prático, é claro. Seria impossível abordar o potencial deste carro além de uma pista, e poucos teriam habilidades de direção para fazê-lo.

    Isso se trata de dar aos clientes a capacidade de se gabar do que seu carro pode, teoricamente, fazer. E, para a Porsche, trata-se de deixar de lado as preocupações sobre se os carros elétricos, com suas pesadas baterias e operação quase silenciosa, podem ser tão empolgantes quanto os carros a gasolina, à medida que a pressão regulatória aumenta para vender mais veículos elétricos.

    O Taycan Turbo GT estabeleceu um tempo de volta recorde mundial no famoso circuito Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, uma pista sinuosa e desafiadora onde os fabricantes de automóveis frequentemente testam seus carros esportivos mais competitivos. O Nürburgring exige carros que não apenas sejam muito rápidos e acelerem rapidamente, mas também tenham boa capacidade de curva. Estabelecer um recorde ali é algo de que os fabricantes de carros esportivos se orgulham; e a Porsche certamente o fará.

    Porsche revela carro elétrico com 1.000 cavalos de potência / Divulgação/Porsche

    Este Turbo GT, uma nova versão do Porsche Taycan elétrico, possui dois motores. Juntos, eles podem produzir mais de 1.000 cavalos de potência. Esse tipo de experiência de alta potência em carros elétricos não será barata, no entanto. O Porsche custará cerca de US$ 230.000 (mais de R$ 1,1 milhão).

    Na maioria das vezes, o Porsche Taycan Turbo GT tem uma potência máxima de 777 cavalos de potência, o que, por qualquer padrão normal, é muito. No entanto, possui um botão de “launch control” para máxima aceleração a partir da imobilidade. Quando pressionado, a potência pode ser aumentada brevemente, atingindo um máximo de 1.093 cavalos de potência para um tempo de zero a sessenta de apenas 2,1 segundos.

    Quão potente é potente? Por comparação, um Porsche 911 Carrera movido a gasolina padrão produz 379 cavalos de potência – e ainda é definitivamente rápido. Um Toyota Prius padrão, não especialmente rápido, pode produzir 196 cavalos de potência.

    O novo Porsche também possui um modo especial de “modo de ataque” que pode ser ativado, aumentando a potência para 937 cavalos de potência, mas também tornando a suspensão do carro mais firme para melhorar a capacidade de curva. No entanto, o “modo de ataque” durará apenas 10 segundos por vez.

    Esse tipo de níveis de potência não pode ser mantido por muito tempo, disse um porta-voz da Porsche, porque o resfriamento necessário para os motores e baterias, além da própria saída de potência, esgotaria as baterias muito rapidamente.

    O detentor anterior do recorde no Nürburgring Nordschleife era o Tesla Model S Plaid Track Package. (Um supercarro elétrico Rimac Nevera de US$ 2,2 milhões (quase R$ 11 milhões), que não é considerado um carro de produção regular, foi dois décimos de segundo mais rápido que o Porsche.) O tempo de volta do Taycan torna o Turbo GT o carro de quatro portas mais rápido, elétrico ou não, naquela pista.

    O veículo elétrico da Porsche

    Taycan é uma palavra turca traduzida livremente como “espírito de um potro”. O Taycan geralmente é um carro de quatro lugares e quatro portas e foi o primeiro carro totalmente elétrico da Porsche quando foi lançado em 2019. (A empresa alemã de carros esportivos foi fundada em 1931 e hoje é de propriedade de parte do Grupo Volkswagen.)

    O Taycan Turbo GT virá em duas versões. Um, o Porsche Taycan Turbo GT padrão, será rápido, mas razoavelmente confortável para dirigir na rua. Ele terá quatro lugares, como a maioria dos modelos Porsche Taycan.

    O Porsche Taycan Turbo GT com Pacote Weissach, no entanto, dispensará os bancos traseiros e outros itens de conforto para economizar peso. Até coisas como o relógio padrão no painel são deixadas de lado. Essa versão mais agressiva e orientada para a pista do carro não custará mais caro, no entanto, graças ao dinheiro economizado em coisas como bancos e um relógio.

    Apesar do “Turbo” no título, nenhum desses carros possui turbocompressores de verdade, é claro, já que os carros elétricos não usam turbocompressores que empurram ar para dentro dos motores de combustão interna. Neste carro, o nome apenas denota que eles são potentes – e rápidos.

    A Porsche disse que a próxima geração de seus carros esportivos de duas portas Boxster e Cayman será elétrica. Mas os executivos da Porsche disseram que seu icônico carro esportivo 911 será o último modelo da Porsche a ser totalmente elétrico.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original

    Tópicos

    Tópicos