Porsche lança 911 híbrido que faz até 10 km/l e atinge mais de 300 km/h
Novo modelo esportivo é mais rápido e potente que a versão GT3 RS e oferece economia de carro popular
Reconhecida como uma das marcas mais icônicas no segmento de carros esportivos, a Porsche apresentou nesta terça-feira (28) a sua mais nova criação: o novo 911 Carrera GTS. Trata-se do primeiro 911 de rua a ser equipado com um sistema híbrido de alto desempenho.
O novo 911 híbrido Carrera GTS conta com um motor boxer de 3,6 litros acoplado com um motor elétrico. O conjunto possibilita ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 312 km/h.
Graças ao sistema híbrido, o modelo faz até 9,5 km/l, uma boa média para um esportivo. Já a versão Carrera, com motor 3,0 litros, consegue ser ainda mais econômica: chega aos 10 km/l.
A tecnologia híbrida do Carrera GTS é derivada das experiências da Porsche nas pistas de corrida e foi batizada de T-Hybrid. O sistema inclui um turbocompressor elétrico, capaz de gerar até 11 kW (15 cv) de potência elétrica a partir do fluxo dos gases de escape. Segundo a marca, a vantagem do T-Hybrid é usar apenas um turbo, ao invés de dois, além de uma resposta mais dinâmica.
Há ainda um motor elétrico na nova transmissão de dupla embreagem de oito velocidades (PDK), proporcionando um torque adicional de até 150 Nm e um aumento de potência de até 40 kW (53 cv). A energia é armazenada em uma bateria de 1,9 kWh.
O motor boxer de 3,6 litros sozinho gera 485 cv e 570 Nm de torque, enquanto o sistema híbrido completo entrega 541 cv e 610 Nm. Ou seja: o Porsche 911 híbrido é mais potente que o poderoso 911 GT3 RS, que oferece 525 cv.
A Porsche fez ainda atualizações no design do 911 para melhorar a aerodinâmica e o desempenho. Novos para-choques específicos do modelo, faróis LED com função de matriz e flaps de resfriamento ativos são algumas das melhorias.
Já o Carrera GTS acrescenta difusores adaptativos na parte inferior do carro, que controlam o fluxo de ar conforme necessário para otimizar a aerodinâmica e o resfriamento. As rodas de 21 polegadas com pneus traseiros largos de 315/30 ZR 21 melhoram a dinâmica de condução e a tração.
O interior do novo 911 também tem novidades: o painel de instrumentos agora é totalmente digital, com uma tela curva de 12,6 polegadas que pode ser personalizada em até sete modos de visualização diferentes.
O sistema de gerenciamento de comunicação Porsche (PCM) é operado por meio de uma tela central de 10,9 polegadas, que agora inclui Apple CarPlay integrado e a capacidade de streaming de vídeo enquanto o carro está estacionado.
Os novos 911 Carrera e 911 Carrera GTS já estão disponíveis para encomenda nas versões Coupé e Cabriolet, com tração traseira ou integral. A versão Targa, exclusiva com tração integral, também está disponível para o 911 Carrera GTS. Ainda não há data, mas essas novas versões devem chegar ao Brasil ainda em 2024.