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    Novo RS Q8 é o mais potente da história da Audi e quebra recorde em Nürburgring

    Motor V8 4.0 turbo recebeu melhorias e entrega até 640 cv, fazendo do SUV de 5 metros de comprimento ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    A Audi lançou a nova e mais esportiva versão do maior de seus SUVs. O RS Q8 tem o já conhecido motor V8 4.0, mas com os ajustes recebidos, pode chegar aos 640 cv e 86,67 kgfm, tornando-se o carro de produção em série mais potente da história da montadora.

    Foi graças a essa e outras melhorias, que o RS Q8 conseguiu quebrar o recorde de volta em Nürburgring. O esportivo concluiu o trajeto do famoso circuito alemão em 7 minutos 36 segundos e 698 milissegundos, tornando-se o mais rápido entre os SUVs, picapes e carros off-road. O recorde anterior era do Porsche Cayenne Turbo GT com um tempo de 7 minutos 38 segundos e 920 milissegundos.

    O RS Q8 chega em duas versões. A primeira é um pouco mais mansa, tendo 600 cv e entregando 81,57 kgfm entre 2.200 e 4.500 rpm. Mesmo assim, ela é 100 cv mais potente que o SQ8, versão apresentada junto com a reestilização do SUV no ano passado.

    Com esses números, o modelo RS Q8 básico é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcançar os 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

    Acima dele, há o RS Q8 Performance, que recebe a afinação mais potente que o V8 já recebeu. Com 640 cv e 86,67 kgfm, o tempo de 0 a 100 km/h cai para 3,6 segundos e a velocidade máxima aumenta para 280 km/h — mas ainda é limitada pelos sistemas do carro.

    Mesmo com os números de potência diferentes, as duas versões compartilham muitas outras características que ajudam a aumentar a esportividade da condução. A primeira é a transmissão automática Tiptronic de oito marchas, que trabalha em conjunto com a tração integral Quattro da Audi.

    Por conta do seu tamanho, a Audi precisou dar uma atenção especial na estabilidade do RS Q8, afinal, fazer curvas em alta velocidade com um SUV de quase 5 metros de comprimento não é fácil. Logo, o esportivo traz de fábrica o sistema sistema de estabilização eletromecânica ativa de rotação.

    Esse sistema funciona através de dois pequenos motores elétricos posicionados em extremidades opostas de uma barra estabilizadora. Quando o carro faz uma curva, eles giram o estabilizador para lados opostos para reduzir o balanço da carroceria. Já em linha reta, eles desconectam as duas metades da barra, aumentando o conforto.

    Ainda pensando em melhorar a estabilidade, o RS Q8 é equipado com eixo traseiro esterçante. Já a suspensão é do tipo pneumática adaptativa, podendo variar o curso do carro em até 90 milímetros.

    Apesar das semelhanças, os freios tiveram de ser adaptados de acordo com a potência de cada versão. O mais básico recebe discos dianteiros de 420 milímetros com pinças de 10 pistões e discos de 370 milímetros na traseira. Enquanto isso, o RS Q8 Performance tem discos de carbono-cerâmica de 440 milímetros na frente e de 370 milímetros nas rodas de trás.

    Na parte estética, a Audi não trabalhou muito para diferenciar o RS Q8 dos demais irmãos. As principais novidades ficam por conta dos acabamentos em preto brilhante no para-choque, retrovisores e grade. Um detalhe é que os faróis são os HD Matrix LED com luz laser, os mais tecnológicos oferecidos pela montadora.

    Na traseira, a principal diferença está no novo difusor e nas dupla saída de escape com ponteiras bem robustas. Como opcional, os compradores podem adquirir o sistema de escape esportivo RS que “intensifica ainda mais a experiência sonora”.

    Por dentro, o RS Q8 traz bastante conforto. O volante, por exemplo, é revestido com Alcantara enquanto a alavanca do câmbio usa microfibra feita de plástico reciclado. Os bancos são do tipo esportivo com costura contrastante e bordados da linha RS.

    O RS Q8 custa a partir dos 141.900 euros (cerca de R$ 829 mil), enquanto a versão Performance custa 155.700 euros (cerca de R$ 910 mil). Por enquanto, os SUVs estão disponíveis apenas na Europa.

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