Nova versão do Citroën C3 ganha motor turbo e câmbio CVT; conheça
Versão turbinada ocupará o topo da gama e os preços ainda não foram revelados pela fabricante
A Citroën lançou uma nova configuração para o seu carro de maior volume de vendas. O C3 YOU! (nome da versão) agora é equipado com motorização turbinada e conta com câmbio CVT. O C3 tem o motor T200 que gera até 130 cv de potência no etanol. São 20,4 kgfm de torque e uma aceleração de zero a 100 km/h em 8,4 segundos. A velocidade máxima é limitada em 194 km/h. Isso coloca o hatch como o mais rápido do segmento. O preço da configuração turbinada é de R$ 95.990 e não tem opcionais.
O conjunto, inclusive, já está presente em vários outros modelos da Stellantis, como Pulse, Fastback, 208, C3 Aircross e outros.
Outra novidade é o câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas. O C3 turbo conta com três modos de condução. Automático, Manual (por meio das trocas na alavanca e modo Sport). “Com esse conjunto, o Novo Citroën C3 YOU! chega ao mercado com uma série de marcos, sendo o carro turbo e o automático mais acessível do Brasil”, revela a montadora, mas ainda sem confirmar o preço.
Com relação ao visual, a Citroen fez poucas mudanças no hatch. O pacote de novidades começa pelas molduras do farol de neblina pintadas na exclusiva cor Emerald Blue, também presente nos adesivos da coluna C e nos apliques laterais.
O nome da versão está em logotipos posicionados nos dois para-lamas dianteiros, enquanto as rodas de liga-leve de 15” escurecidas dão um acabamento mais esportivo à versão. A pintura bitom é de série e pode ser associada com três cores:
- Cinza Artense;
- Branco Banquise;
- Cinza Grafito.
Outra novidade é que o sistema de freios foi redimensionado e a direção assistida eletricamente recebeu uma nova calibração específica para esta versão.
O interior acompanha as mudanças, com destaque para os bancos dotados de uma exclusiva forração. O material tem costuras, também, em tom azul: cor que se repete nas bordas dos tapetes com o nome da versão. Por fim, soleiras metalizadas completam o pacote.
Entre os equipamentos relacionados ao conforto da cabine, o novo C3 turbo conta com ar-condicionado, direção elétrica, multimídia com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio com seis alto-falantes e comandos no volante.
Há também retrovisores, vidros e portas com travas elétricas, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com abertura elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e a chave canivete. Este último passou a ser item de série em toda a gama do C3 a partir da linha 2025.
Com relação ao consumo, o C3 turbinado faz até 12,8 km/l no perímetro rodoviário, abastecido na gasolina. No etanol, o consumo cai para 8,8 km/l. Já no ciclo urbano, as médias são de 11 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol). O tanque tem capacidade para 47 litros.
Motor T200
O propulsor T200 é fabricado na planta da Stellantis, em Betim (MG). “Ele é o mais potente da categoria e reúne tecnologias exclusivas, com destaque para o avançado controle de válvulas MultiAir III”, ressalta o Grupo.
Lista de itens de série – Novo Citroën C3 YOU! Turbo 200 AT:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT de sete marchas, com trocas sequenciais e três modos de condução
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no
- volante
- Controle de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa
- Três entradas USB
- Chave canivete
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Câmera de ré
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Indicador de troca de marcha
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Retrovisores elétricos
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 15” de liga leve escurecidas com pneus 195/65
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
- Barras longitudinais no teto
Entenda as diferenças entre os carros híbridos e quais são elas