Montadora chinesa BYD anuncia investimentos de R$ 3 bilhões em complexo de fábricas na Bahia
Grupo afirmou em comunicado que a produção nacional permitirá preços mais competitivos
A chinesa BYD anunciou nesta terça-feira (4) que investirá R$ 3 bilhões em um complexo industrial em Camaçari, na Bahia, previsto para começar a operar no segundo semestre de 2024.
O grupo automotivo afirmou em comunicado que a produção nacional permitirá preços mais competitivos.
A BYD pretende iniciar a operação de três fábricas ao mesmo tempo. Uma planta estará dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos; outra focada em automóveis híbridos e elétricos; e a terceira voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato para o mercado externo.
A unidade de autos híbridos e elétricos terá capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, segundo a companhia, podendo chegar a 300 mil unidades.
O investimento deve gerar mais de 5 mil empregos e pretende priorizar fornecedores locais, de acordo com a empresa.
A BYD inaugurou sua primeira fábrica no Brasil em 2005, em Campinas (SP), onde produz ônibus elétricos e painéis fotovoltaicos, e tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus.
A companhia também tem dois projetos de monotrilho no Brasil, um em Salvador e outro em São Paulo.
No segundo trimestre de 2023, a montadora ultrapassou a Tesla e registrou vendas recordes de veículos híbridos e elétricos.
Ao todo, entre abril e junho, a empresa vendeu mais de 700 mil veículos, quase o dobro do número vendido no mesmo trimestre do ano passado e estabelecendo um novo recorde trimestral.
Sai Ford, entra BYD
A montadora chinesa BYD assume a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA). Um evento com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues (PT), e da vice-presidente global da companhia, Stella Li, no Farol da Barra, em Salvador, marcou o novo momento da planta industrial.
As negociações acerca da compra da antiga fábrica da Ford pela montadora chinesa foram iniciadas em 2022, num empreendimento que deve consumir R$ 3 bilhões, segundo a BYD.
Fábricas fechadas
A Ford anunciou em janeiro de 2021 o fim da produção de carros no Brasil e o fechamento das fábricas em Taubaté (SP), Horizonte (CE) e Camaçari (BA). O pólo baiano era responsável pela entrega dos modelos EcoSport e Ka.
A montadora norte-americana já havia anunciado, em 2019, o fim da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
À época, em comunicado emitido à CNN, a Ford afirmou que “a pandemia de Covid-19 amplificou a persistente capacidade industrial ociosa e a queda nas vendas, que resultaram em anos de perdas significativas”.
Em 2022, a montadora vendeu apenas 20,5 mil unidades – número 44,8% menor em comparação a 2021 e 90% abaixo ao registrado na pré-pandemia, segundo dados divulgados pela Fenabrave.
*Publicado por Ana Carolina Nunes. Com informações de Reuters