Marca brasileira de carros elétricos entra em disputa por antiga fábrica da Ford
Lecar Automóveis ainda não lançou seus modelos ao mercado; governo da Bahia negocia fábrica com BYD
A BYD já dá como certo o início da produção de carros elétricos e híbridos na planta de Camaçari (BA) ainda neste 2024. Mas uma nova marca brasileira de carros elétricos pode atrapalhar os planos da fabricante chinesa. Trata-se da Lecar, que protocolou disputa pelas instalações.
O local em questão é a antiga fábrica da Ford, localizada na região metropolitana de Salvador. O imóvel conta com mais de 4,5 milhões de metros quadrados e capacidade produtiva de até 400 mil carros por ano. Desde 2022, o governo da Bahia negocia com a BYD para ocupar o lugar. Em julho de 2023, foi assinado um protocolo de intenções e em outubro o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica com investimento de R$ 3 bilhões.
A Lecar, fundada por Flávio Figueiredo Assis, apresentou uma proposta concorrente, demonstrando interesse não apenas na área, mas também nos ativos da fábrica. A montadora ainda não lançou seus modelos.
A assessoria da novata brasileira divulgou a informação na quarta-feira (28), quando a BYD fez o lançamento do novo BYD Dolphin Mini, por R$ 115.800. O citycar elétrico é cotado para ser fabricado em Camaçari.
A Lecar tem sede em São Paulo e está construindo sua primeira fábrica em Caxias do Sul (RS). Na unidade, o projeto é fabricar o Model 459, um sedã 100% elétrico inspirado no Tesla Model S. Já em Camaçari, a ideia é montar outro veículo, um carro elétrico popular com preço final estimado em até R$ 100 mil e autonomia de 300 km.
O CEO da Lecar fez visita às instalações de Camaçari: “Todos os equipamentos estão em ótimo estado de conservação. Esses maquinários irão agilizar a produção dos carros elétricos brasileiros”, diz Flávio Assis.
Ao protocolar o interesse na compra da fábrica, a Lecar aguarda o desfecho do processo, que é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia. A alienação está em em fase de manifestação pública. Segundo regimento estadual, deve-se abrir um prazo de 30 dias para que terceiros manifestem interesse no imóvel público ou apresentem impedimentos contra a BYD.
A CNN procurou a SDE-BA que confirmou o contato da Lecar via e-mail como interessada em adquirir o imóvel da antiga fábrica da Ford. “Por intermédio do mesmo canal, a SDE orientou a empresa sobre como proceder, de acordo com as regras do processo legal de concorrência pública em curso”, declarou a Secretaria.
A BYD também foi procurada pela CNN, mas a empresa disse que não iria se manifestar sobre o caso.