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    Marca brasileira de carros elétricos entra em disputa por antiga fábrica da Ford

    Lecar Automóveis ainda não lançou seus modelos ao mercado; governo da Bahia negocia fábrica com BYD

    Vista do antigo complexo da Ford em Camaçari (BA) em imagem de 2015
    Vista do antigo complexo da Ford em Camaçari (BA) em imagem de 2015 Paulo Fridman/Corbis via Getty Images

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    A BYD já dá como certo o início da produção de carros elétricos e híbridos na planta de Camaçari (BA) ainda neste 2024. Mas uma nova marca brasileira de carros elétricos pode atrapalhar os planos da fabricante chinesa. Trata-se da Lecar, que protocolou disputa pelas instalações.

    O local em questão é a antiga fábrica da Ford, localizada na região metropolitana de Salvador. O imóvel conta com mais de 4,5 milhões de metros quadrados e capacidade produtiva de até 400 mil carros por ano. Desde 2022, o governo da Bahia negocia com a BYD para ocupar o lugar. Em julho  de 2023, foi assinado um protocolo de intenções e em outubro o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica com investimento de R$ 3 bilhões.

    Lecar Model 459 será o primeiro carro da marca/ Divulgação

    A Lecar, fundada por Flávio Figueiredo Assis, apresentou uma proposta concorrente, demonstrando interesse não apenas na área, mas também nos ativos da fábrica. A montadora ainda não lançou seus modelos.

    A assessoria da novata brasileira divulgou a informação na quarta-feira (28), quando a BYD fez o lançamento do novo BYD Dolphin Mini, por R$ 115.800. O citycar elétrico é cotado para ser fabricado em Camaçari.

    A Lecar tem sede em São Paulo e está construindo sua primeira fábrica em Caxias do Sul (RS). Na unidade, o projeto é fabricar o Model 459, um sedã 100% elétrico inspirado no Tesla Model S. Já em Camaçari, a ideia é montar outro veículo, um carro elétrico popular com preço final estimado em até R$ 100 mil e autonomia de 300 km.

    O CEO da Lecar fez visita às instalações de Camaçari: “Todos os equipamentos estão em ótimo estado de conservação. Esses maquinários irão agilizar a produção dos carros elétricos brasileiros”, diz Flávio Assis.

    Ao protocolar o interesse na compra da fábrica, a Lecar aguarda o desfecho do processo, que é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia. A alienação está em em fase de manifestação pública. Segundo regimento estadual, deve-se abrir um prazo de 30 dias para que terceiros manifestem interesse no imóvel público ou apresentem impedimentos contra a BYD.

    A CNN procurou a SDE-BA que confirmou o contato da Lecar via e-mail como interessada em adquirir o imóvel da antiga fábrica da Ford. “Por intermédio do mesmo canal, a SDE orientou a empresa sobre como proceder, de acordo com as regras do processo legal de concorrência pública em curso”, declarou a Secretaria.

    A BYD também foi procurada pela CNN, mas a empresa disse que não iria se manifestar sobre o caso.