Latin NCAP: Fiat Pulse recebe 2 estrelas em crash test
SUV compacto foi criticado pela falta de itens de segurança de série; montadora diz que versão comprada no Chile e testada na Alemanha já passou por atualização
O último teste de 2023 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) trouxe um resultado apreensivo para proprietários do Fiat Pulse. O SUV compacto tem ficado popular no mercado brasileiro e acaba de receber duas estrelas de segurança no crash test.
Segundo a entidade, o teste revela que a marca italiana precisa aprimorar itens em seu modelo. Em resposta, a empresa afirmou que o veículo avaliado já passou por uma atualização.
O Fiat Pulse é fabricado na planta da Stellantis em Betim (MG) e possui quatro airbags e Controle de Estabilidade (ESC) de série em todas as versões. Contudo, segundo o Latin NCAP, o SUV apresentou falhas no crash test que atrapalharam o resultado total.
Versões top de linha têm itens como Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS) que poderiam ampliar as estrelas, caso fossem disponíveis desde a opção de entrada.
O Fiat Pulse passou pela avaliação de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Segundo o Latin NCAP, o SUV compacto possui 67% de proteção para adultos, 56% para crianças e 45% para pedestres. Os itens de assistência garantem 56% de segurança.
De acordo com relatório, o Pulse apresentou uma estrutura estável no impacto frontal, incluindo a área dos pés. No impacto lateral, o Latin NCAP criticou o airbag lateral: segundo a entidade, o dispositivo não abrange toda a extensão do veículo, proporcionando proteção apenas aos assentos dianteiros.
Contudo, o crash test também revelou proteção para ocupante infantil abaixo dos padrões exigidos pelo Latin NCAP. O desempenho do sistema de estabilidade e o limitador de velocidade garantiram pontuação total. No entanto, como o Pulse não oferece sistema de Alerta e Frenagem Automática de Emergência de série nas versões iniciais, a nota geral foi reduzida.
Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, voltou a cobrar que a fabricante aumente a segurança dos modelos. Além disso, comentou que a legislação nos países da região deveria incluir avaliação de segurança como a realizada pela entidade.
“Mais uma vez, pedimos a Stellantis que melhore os recursos básicos de segurança em toda a sua linha de modelos. O Latin NCAP demonstrou que a informação independente ao consumidor em um sistema de rotulagem obrigatório tornaria o mercado para veículos mais seguro sem atrito político”, declarou. Os resultados do crash test do Latin NCAP não são exigência para homologação de veículos no Brasil.
Resposta da Stellantis
A CNN Brasil procurou a montadora para saber a respeito do crash test do Fiat Pulse. A Stellantis, grupo que é dono da Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën, dentre outras marcas, declarou que o modelo testado é uma versão já desatualizada. A unidade foi comprada no Chile e testada na Alemanha.
“A Stellantis South America segue com foco total no cliente, na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação, além de manter o maior, mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul e afirma que o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento.”