Kia revela sua primeira picape: veja detalhes da Tasman
Picape média terá opção de motor diesel ou gasolina e terá seu lançamento global para o primeiro semestre de 2025
- 1 de 7
Primeira picape da Kia • Divulgação
- 2 de 7
Visual traseiro • Divulgação
- 3 de 7
Picape mede 5,41 metros de comprimento • Divulgação
-
- 4 de 7
Bancos traseiros rebatidos • Divulgação
- 5 de 7
Cabine da Kia Tasman • Divulgação
- 6 de 7
Caçamba pode levar até 1.195 kg • Divulgação
-
- 7 de 7
Interior tem telas de 12,3 polegadas • Divulgação
Após uma série de teasers, a Kia revelou a primeira caminhonete da marca. Com design que foge dos padrões “comuns”, a nova Kia Tasman fará sua estreia mundial no Salão Internacional de Jeddah.
Com lançamento global marcado para o primeiro semestre de 2025, na Coreia do Sul, a Kia Tasman mira alguns mercados, como Oceania, Oriente Médio, África e também a América Latina.
Ainda não há informações sobre a chegada da picape para o Brasil. Caso desembarque por aqui, terá como alvo as picapes médias: Hilux, S-10, Ranger, Amarok, além de outras caminhonetes.
No tamanho, a Tasman tem 5,41 metros de comprimento, 1,89 metro de altura, 1,93 m de largura. Já na distância entre-eixos são 3,27 metros.
Nas capacidades, ela supera, no Brasil, algumas das principais rivais no topo do ranking. Enquanto a Tasman tem capacidade de carga de até 1.195 kg, Hilux, S-10 e Ranger ficam abaixo da nova concorrente. No reboque, a Kia Tasman pode puxar 3,5 toneladas.
Mercados de atuação
A comercial leve da Kia terá duas opções de powertrain, a depender do mercado. Na Coreia do Sul, terá um motor a gasolina de 281 cv e transmissão automática de 8 marchas. O 0-100 km/h é de 8,5 segundos (número melhor do que as concorrentes supracitadas).
Em outras regiões, como na Austrália, a propulsão é diesel de 210 cv e um 0-100 km/h de 10,4 segundos. A caixa de câmbio é igual. Para África e Oriente, por exemplo, os clientes poderão fazer a escolha do trem de força, e também de uma transmissão manual de oito ou seis marchas.
A nova picape terá versões X-Line e X-Pro, com a última focada em desempenho off-road.
Por falar em off-road, segundo a Kia, ela está preparada para todos os terrenos. Ao atravessar a água, os engenheiros da Kia posicionaram a entrada de ar dentro do para-lama do veículo. Isso dá a todas as variantes da Kia Tasman a capacidade de imergir na água em até 80 cm de profundidade a uma velocidade de 7 km/h.
Interior da Kia Tasman
Por dentro, a picape também não dispensa o uso de tecnologias e segurança. São duas telas panorâmicas de 12,3 polegadas para controles do motorista e opções de infoentretenimento.
A Kia Tasman também oferece, opcionalmente, um sistema de som com assinatura da Harman Kardon com oito alto-falantes.
Como a sustentabilidade de tornou uma preocupação global, a Kia não deixou isso de lado. Os assentos da picape são feitos com tecido PET reciclado e couro sintético bio-PU. O material é uma composição de tinta que inclui BTX-free e bio-paint. O tapete interior é feito de material PET reciclado.