Jeep lidera perdas de clientes para BYD e GWM; entenda
Montadoras chinesas crescem enquanto outras marcas estão perdendo clientes
As montadoras chinesas de carros eletrificados estão crescendo bastante no Brasil enquanto empresas de outras nacionalidades estão perdendo clientes. Nesse contexto, a Jeep é a marca que ocupa o topo da lista na perda de clientes com veículos seminovos para as chinesas BYD e GWM.
O dado é da pesquisa Estudo de Performance Veículos Usados (PVU), divulgada pela Megadealer, uma empresa focada em levantamentos para o setor automotivo. Confira a lista completa abaixo.
No caso da GWM, a Jeep foi a marca que mais sofreu com a migração de clientes, com perda de 18% daqueles que têm automóveis seminovos no trimestre entre maio e julho deste ano.
Em segundo lugar, a Toyota, com 11%, foi a segunda empresa que mais perdeu consumidores para a GWM.
No mesmo período, a BYD — que já ocupa a décima posição entre as montadoras com mais vendas no Brasil — também deixou feridas às suas concorrentes. A Jeep também foi a principal prejudicada, com 12% dos clientes de seminovos abandonando seus veículos para trocar por um veículo da montadora chinesa.
Em segundo lugar, aparece a Hyundai: a marca viu 10% dos clientes trocando os carros seminovos por um BYD, no período entre maio e julho de 2024.
Confira as empresas mais prejudicadas neste cenário
BYD lidera vendas
Atualmente, a BYD é a rainha do segmento dos eletrificados, composto pelos híbridos e os 100% elétricos.
Com os híbridos, a chinesa soma 15.743 unidades entre janeiro e agosto, com 23,22% de participação.
A GWM tem números próximos, com 14 mil emplacamentos e participação de 20,70%.
Para os carros movidos 100% a bateria, a BYD continua na liderança e se destaca ainda mais. Foram 29.497 unidades e uma participação acima de 72%. A concorrente GWM acumula 11% de mercado entre os elétricos.