Inspirado em “Star Wars”, Bao 3 é SUV de luxo da BYD que pode vir ao Brasil
Marca é dona da Fang Cheng Bao, que já confirmou vinda do Bao 5 para 2025
Com inspiração estética na saga de filmes “Star Wars”, o SUV de luxo Bao 3, da chinesa Fang Cheng Bao, pode chegar ao Brasil em breve. A empresa é uma das “filhas” da BYD que operam no país asiático e já tem confirmação para trazer outro veículo, o Bao 5, ao território nacional em 2025.
O objetivo da BYD é expandir para outros mercados, além do chinês, levando também as outras marcas das quais é detentora. E, como a linha de SUVs de luxo da Fang Cheng Bao está crescendo, há uma série de especulações de possíveis modelos que podem vir ao Brasil.
O Bao 3 é a novidade do momento e será modelo de entrada da Fang Cheng Bao na China, ficando abaixo do já citado Bao 5 e do “irmão maior” Bao 8.
Apesar de ser o menor da linha, o Bao 3 não é pequeno em dimensões físicas. Na verdade, o SUV mede:
- 4,60 metros de comprimento;
- 1,90 metro de largura;
- 1,72 metro de altura; e
- 2,74 metros de entre-eixos.
O Bao 3 é 18 centímetros maior que o Jeep Compass e 17 centímetros menor que o Commander.
- 1 de 5
As fotos mostram uma versão mais estilizada, possivelmente, trazendo equipamentos que serão opcionais, como o bagageiro no teto • Divulgação/BYD
- 2 de 5
Bao 3 • Divulgação/BYD
- 3 de 5
Bao 3 • Divulgação/BYD
-
- 4 de 5
Bao 3 • Divulgação/BYD
- 5 de 5
Bao 3 • Divulgação/BYD
Como o foco da Fang Cheng Bao não é só o luxo, mas também o off-road, o Bao 3 tem ângulos de entrada e saída de 25° e 28º, respectivamente. Seu design também reflete bem essa vocação, com um estepe preso na tampa do porta-malas, caixas de roda robustas e quadradas e para-choques elevados.
Segundo a fabricante, a inspiração para o visual veio diretamente dos filmes da franquia “Star Wars”.
O conjunto mecânico é composto por dois motores elétricos, para garantir a tração integral. O dianteiro tem 150 cavalos, enquanto o traseiro entrega 300 cavalos. Com essa dupla, o Bao 3 poderá ir de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e chegar aos 200 km/h, segundo a BYD.
Porém, a montadora não especificou qual será o tamanho da bateria e o alcance máximo do SUV. Essas informações deverão ser divulgadas no final do ano, quando o Bao 3 deve ser lançado no mercado chinês.
A expectativa é que ele custe na casa dos 220.000 yuans, aproximadamente R$ 165 mil. Sua vinda ao Brasil, por enquanto, é apenas uma especulação. O Bao 5, que já está confirmado para vir ao país, deverá custar na casa dos R$ 500 mil em 2025.