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    ID.3 GTX é primeiro hot hatch elétrico da VW e supera Golf GTI em potência

    Modelo chega em duas versões, podendo alcançar 326 cv e acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    Enquanto o verdadeiro Volkswagen Golf GTI elétrico não vem, os entusiastas dos hot hatches poderão sentir um gostinho do que está por vir com o novo ID.3 GTX. O esportivo se baseia no conceito ID.X, que foi mostrado pela primeira vez em 2021, e é o primeiro hot hatch elétrico da marca alemã.

    Se comparado com o ID.3 básico, não há grandes diferenças. Inclusive, o conceito trazia um visual esportivo bem mais animador. A versão esportiva ganhou um novo para-choque dianteiro levemente redesenhado, retrovisores com capa preta e novas rodas “Skagen” de 20″’ e design de cinco raios.

    Na traseira, as novidades ficam por conta do novo difusor e da inscrição ‘GTX’ ao invés do nome do modelo.

    Mas, na motorização, a Volkswagen não decepcionou e trouxe logo duas versões GTX para o seu portfólio. A primeira é um pouco mais simples e é equipada com o motor elétrico de 286 cv e 55,57 kgfm do ID.4.

    Nessa configuração, o ID.3 pode ir de 0 a 100 km/h em exatos 6 segundos, de acordo com a montadora. Pode não parecer tão surpreendente, mas ele supera o atual Golf GTI de oitava geração, que tem 266 cv e leva 6,2 segundos para atingir a mesma velocidade.

    Para quem gosta de mais esportividade, a VW preparou a versão GTX Performance. Ela permanece com apenas um motor elétrico, que também entrega a mesma quantidade de torque, mas aumenta a potência para 326 cv, melhorando o tempo de 0 a 100 km/h para 5,6 segundos. Logo, ele é apenas 0,3 s mais lento do que o conceito ID.X, que tinha dois motores e tração integral.

    Em relação à aceleração, a Volks diz que o GTX foi preparado para entregar força total em milissegundos após o motorista pressionar o pedal do acelerador, então, é provável que o desempenho fique ainda melhor após seu lançamento. Quanto à velocidade máxima, a versão mais básica é limitada aos 180 km/h, mas o Performance pode ir além, chegando até os 200 km/h.

    As duas versões recebem a mesma bateria de 79 kWh, que oferece até 600 km de autonomia. Outro detalhe em comum é a suspensão com configuração esportiva, porém, o GTX Performance também traz amortecedores adaptativos DCC, que ajudarão a melhorar o conforto e o controle da carroceria.

    ID.3 GTX
    ID.3 GTX tem detalhes e costuras em vermelho no volante e nos bancos/ Volkswagen/Divulgação

    Por dentro, o GTX recebe um acabamento majoritariamente preto com detalhes e costuras do volante e dos bancos em vermelho para dar contraste. Os assentos são do tipo esportivo, mas a Volkswagen também oferece como opcional o ergoActive com encostos de cabeça integrados, ajuste elétrico e apoio para coxas ajustável.

    Há também iluminação ambiente e uma central multimídia de 12,9’’ com um menu redesenhado. Os botões para controle do ar-condicionado seguem as alterações feitas no ID.3, sendo iluminados e deslizantes, como tanto pediram os consumidores. Por fim, o GTX já vem com o novo assistente por voz da VW que utiliza o chat GPT para auxiliar o motorista.

    A data de lançamento para o novo ID.3 GTX ainda não foi revelada, mas com tantas informações já divulgadas, o mais provável é que ele não demore para chegar às concessionárias dos mercados onde é vendido. No Brasil, a versão básica do elétrico está prometida desde 2021, mas ainda não desembarcou por aqui.