GM entra no mercado de armazenamento e gestão de energia doméstica e comercial
GM agrupará o serviço de carregamento com 2 novas unidades que oferecerão baterias estacionárias de armazenamento, painéis solares e células de combustível
A General Motors está indo além da fabricação de automóveis, com planos de oferecer serviços de armazenamento e gerenciamento de energia para clientes residenciais e comerciais por meio de sua nova unidade GM Energy, movimento que a coloca em concorrência ainda maior com a Tesla.
A GM Energy agrupará o serviço de carregamento Ultium Charge 360 com duas novas unidades, Ultium Home e Ultium Commercial, que oferecerão baterias estacionárias de armazenamento, além de painéis solares e células de combustível de hidrogênio, informou a empresa nesta terça-feira.
“Estamos entrando em todo o ecossistema de gerenciamento de energia”, disse o executivo da GM, Travis Hester, em entrevista.
“Nossa concorrência neste mercado é realmente apenas com a Tesla, que é forte em gerenciamento de energia”, acrescentou Hester, que lidera as operações de crescimento.
O negócio de geração e armazenamento de energia de sete anos da Tesla, que inclui painéis solares e baterias estacionárias, teve prejuízo de 129 milhões de dólares no ano passado, e receita de 2,8 bilhões de dólares.
Hester disse que a GM vê um mercado potencial de US$ 120 bilhões a US$ 150 bilhões em armazenamento e gerenciamento de energia. Ele se recusou a fornecer uma projeção de receita para a GM Energy.
O serviço Ultium Home oferecerá caixas de armazenamento de energia em parede fixas, semelhantes às unidades Powerwall da Tesla, com vendas e instalação programadas para começar no fim de 2023, junto do lançamento dos primeiros caminhões Chevrolet Silverado elétricos destinados a clientes particulares.
O serviço comercial da GM oferecerá capacidade similar às empresas, por meio de unidades de armazenamento estacionárias maiores, bem como microrredes conectadas a células de combustível de hidrogênio desenvolvidas pela montadora. As empresas poderão vender energia de volta às concessionárias durante os períodos de pico de consumo de energia.
A GM fará parceria com a SunPower para fornecer aos clientes painéis solares para aumentar a geração de energia.