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    Demanda de seguradoras cresce oito vezes no litoral paulista após fortes chuvas

    Cerca de 5 mil solicitações foram atendidas desde domingo até terça-feira (21) segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais

    Pedro Zanattada CNN , em São Paulo

    A FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais) informou que a demanda nas seguradoras aumentou oito vezes em relação à media para a temporada de Carnaval por conta das fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo durante o feriado prolongado.

    Marcelo Sebastião, presidente da Comissão de Seguro Auto da FenSeg, disse que, entre as 15 seguradoras que fazem parte da federação, entre domingo, segunda e terça-feira foram atendidas cerca de 5 mil solicitações de remoções de veículos. Normalmente, no mesmo período, são cerca de 600 serviços.

    A CNN entrou em contato com seguradoras que confirmaram um aumento na demanda desde domingo. A Porto Seguro, por exemplo, informou que, até terça-feira (21), ocorreram cerca de 1.300 serviços de remoção, 500 serviços de táxis e 135 veículos enviados.

    Em nota, a empresa dimensionou a alta demanda durante o fim de semana. “Até o fim de segunda-feira (20), a Porto Seguro atendeu 546 acionamentos, sendo 322 somente no domingo. Em um dia regular, a média diária é de 70 acionamentos”.

    Marcelo Sebastião, esclarece que a cobertura para veículos atingidos por alagamentos e inundações inclui os casos de veículos guardados em subsolo.

    “As seguradoras disponibilizam diversos planos de seguros, mas o seguro compreensivo, aquele popularmente chamado de seguro total, é o que garante cobertura securitária para submersão parcial ou total do veículo em água doce, proveniente de enchentes ou inundações. Essa cobertura se aplica inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, além da queda de árvores e de muros sobre o automóvel”, explicou.

    Reforço

    O presidente da comissão de seguro auto da FenSeg afirmou que as empresas possuem planejamento pontual para atender alta temporada no litoral, quando a demanda consequentemente aumenta.

    Contudo, com o ocorrido, medidas emergenciais foram tomadas. “O que foi feito de domingo para cá foi de reforçar esse contingente de prestadores na região. Foram criados pontos de atendimento local, principalmente, nas regiões mais críticas”.

    Algumas seguradoras têm buscado agilizar os processos e os prazos em casos específicos. A Tokio Marine afirmou que nas situações em que o veículo estiver sob os escombros, a empresa poderá antecipar a indenização mesmo sem a sua retirada.

    Marcelo Sebastião disse que a indenização leva, em média, entre 24 horas e 48 horas.

    Chuvas

    O número de mortos após as fortes chuvas que atingiram o litoral norte paulista no último final de semana subiu para 49 nesta quinta-feira (23), segundo o governo de São Paulo. São 48 vítimas em São Sebastião e uma em Ubatuba.

    Os resgates entraram no quinto dia. Cerca de 1.730 pessoas desalojadas e 1.799 desabrigadas em todo o estado.

    De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o último ponto de interdição total da rodovia Rio Santos (SP-055) foi desobstruído na tarde de quarta-feira (22). Por enquanto, o tráfego está liberado para veículos de resgate e serviços.

    São Sebastião registrou mais de 600 mm de chuva em 24 horas no último final de semana.

    ministro da Integração e Desenvolvimento RegionalWaldez Góes, afirmou que os gastos do governo federal para reparar estragos da chuva que atingiu o litoral de São Paulo no fim de semana já chegaram a R$ 60 milhões.

    Entre os gastos, estão os números executados pela Defesa CivilExército e Marinha, além de ministérios do governo federal que, juntos, somam R$ 60 milhões.

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