Conheça os 9 carros elétricos mais baratos do Brasil
De subcompactos a SUVs, é possível comprar um carro elétrico com preço mais em conta; confira as opções de menor preço disponíveis em janeiro de 2024
A temporada de 2024 começou com boas notícias para os interessados em carros elétricos movidos a bateria (BEV). Contrariando a expectativa, as marcas não repassaram de imediato o imposto de importação para veículos eletrificados importados. Com isso, quem pensa em comprar um BEV ainda tem boas oportunidades.
A lista abaixo reúne os nove carros elétricos mais baratos disponíveis para compra no Brasil em janeiro de 2024. Quem deseja ter um veículo do tipo, precisa desembolsar a partir de R$ 120 mil no modelo mais em conta.
Por sinal, as vendas neste começo de 2024 devem seguir a tendência de alta apresentada no ano anterior. Em 2023, foram 19.310 emplacamentos de BEVs, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O número representa alta de 128% em relação a 2022, quando a entidade registrou 8.460 unidades com essa tecnologia.
9. Mini Cooper S E – R$ 199.990
O Mini Cooper S E abre o ranking dos 9 carros elétricos mais baratos e tem como destaque o estilo clássico. São 184 cv de potência, mas uma autonomia de apenas 161 km. A nova geração já foi revelada na Europa e o interessado precisa prestar atenção no custo/benefício.
8. Seres 3 – R$ 199.990
A Seres é uma marca chinesa que traçou uma estratégia diferente das demais. Abriu um estúdio de design e sede na Califórnia, com produção no país natal. No Brasil, o SUV elétrico urbano Seres 3 oferece motor de 163 cv e autonomia de 206 km. Com três modos de condução, o veículo atende às necessidades dos motoristas, destacando-se como uma opção versátil e eficiente.
7. Hyundai Kona EV – R$ 189.990
O modelo é comercializado pela Caoa Hyundai e foi lançado timidamente. Além da versão híbrida, o Hyundai Kona EV se destaca como o primeiro SUV totalmente elétrico da marca. Equipado com um motor de 136 cv e uma autonomia de até 252 km, o veículo oferece desempenho e eficiência para os consumidores.
6. Peugeot e-2008 – R$ 169.990
Esse é um dos carros mais interessantes da lista, sobretudo por que caiu muito de preço. A marca oferece ainda o Peugeot e-2008 por R$ 170 mil, valor de um SUV compacto a combustão. Com motor de 100 kW (136 cv) e bateria de 50 kWh, oferece uma autonomia de até 234 km pelo Inmetro. Tem possibilidade de recarga rápida em 30 minutos.
5. GWM Ora 03 – R$ 150.000
A GWM não iria investir tanto em elétricos, mas viu a BYD fazendo sucesso e lançou o Ora 03. Custando um pouco mais que o Dolphin, o modelo tem motor mais potente com 171 cv e acabamento de qualidade. Com autonomia de 232 km (Inmetro) e recarga rápida em 30 minutos, é uma alternativa estilosa ao BEV mais vendido.
4. BYD Dolphin – R$ 149.800
O BYD Dolphin é a grande virada de jogo de BEVs no Brasil: por causa dele, todos os demais nesta lista tiveram que reduzir o preço. Ele tem motor elétrico de 95 cv (70 kW) e torque de 180 Nm com uma autonomia de 291 km. A recarga rápida, que leva apenas 30 minutos para atingir de 30% a 80%, adiciona conveniência ao perfil dinâmico do veículo.
3. JAC e-JS1 – R$ 126.900
Uma das primeiras chinesas a desembarcar no Brasil, a JAC agora é 100% elétrica. O modelo de entrada e-JS1 oferece espaço interno superior e um motor elétrico que fornece 45 kW (62 cv) de potência e torque de 5,3 kgfm. Com uma autonomia de 161 km, é uma opção própria para cidades.
2. Renault Kwid E-Tech – R$ 123.490
Antes custava o mesmo que um Dolphin, mas agora está mais barato para tentar manter-se no mercado. O Renault Kwid E-Tech tem 65 cv e uma bateria de íon-lítio de 27 kWh, oferecendo uma autonomia de até 185 km (PBEV). O acabamento é no mesmo nível do Kwid a combustão, ou seja: bem espartano.
1. Caoa Chery iCar – R$ 119.990
No topo da lista dos carros elétricos mais baratos do Brasil, está o Caoa Chery iCar, oferecendo uma autonomia de 197 km (Inmetro). Seu motor elétrico fornece 45 kW (61 cv) e 15,3 kgfm de torque, com uma velocidade limitada a 100 km/h. Tem soluções interessantes, como capô e lataria feita de plástico altamente resistente para reduzir o peso.