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    Com V8 da BMW, Land Rover Defender Octa é o mais extremo e luxuoso da história

    Veículo ganha nova versão topo de linha de alto desempenho que vai de 0 a 100 km/h em 4 segundos, mas que também está preparada para o off-road

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    Luxo e desempenho são as características que melhor definem o Land Rover Defender, e a nova versão Octa leva isso ao extremo. Baseado na carroceria 110, o SUV traz itens inéditos na linha combinados com um potente motor 4.4 V8 da BMW.

    O propulsor é o mais potente disponível na linha da Land Rover e desenvolve 635 cv, graças a um sistema híbrido leve de 48 volts. O torque é de 76,5 kgfm na maior parte do tempo, mas é possível chegar aos 81,6 kgfm com o modo Dynamic Launch ativado.

    A tração é integral, e a força é distribuída por um câmbio automático de oito marchas com reduzida. A Land Rover divulga que o veículo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h.

    Apesar de ser bem rápido para um SUV de grande porte, a Defender Octa brilha mesmo no off-road.

    Para garantir o desempenho, o veículo vem com rodas de aro 22 e pneus de aro 33, os maiores já usados em um modelo da linha. São tão grandes, que a montadora precisou alargar as caixas de roda para acomodá-los.

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    A suspensão é do tipo dupla A nas quatro rodas, com tecnologia 6D Dynamics, que altera a sua geometria automaticamente de acordo com o terreno.

    Já os amortecedores são adaptativos, e os freios Brembo têm disco de 400 mm na dianteira com pinças de seis pistões e de 365 mm atrás com pinças de um pistão, sendo exclusivos para essa versão.

    Para auxiliar em trilhas mais difíceis, o Defender é equipado com o já conhecido ClearSight Ground View, um sistema de câmeras que torna o capô “transparente” para melhorar a visibilidade.

    Ele conta ainda com os diferentes modos de condução do Terrain Response, projetados de acordo com o terreno. São eles:

    • areia;
    • lama;
    • grama;
    • cascalho;
    • neve; e
    • rock crawl.

    No design, algumas mudanças vão além da estética. É o caso da nova grade, que permite melhor circulação para o motor.

    Na traseira, o destaque é o novo para-choque, reformulado para abrigar um sistema de escape com quatro saídas mais barulhento. O Defender também foi equipado com um novo cárter frontal de liga de alumínio, para proteger das trilhas mais pesadas.

    É na cabine que o Defender Octa mostra seu lado luxuoso. A Land Rover escolheu o couro Burnt Siena preto para a maior parte do acabamento, inclusive para os bancos Performance, mais reforçados que o padrão, e que incluem, pela primeira vez, a tecnologia áudio Body and Soul Seat, que melhora a imersão dos passageiros da frente.

    Para segurança, há sistemas Adas de nível dois como assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro. Para finalizar, o motorista pode acompanhar todas as informações e funções do carro pelo head up-display, do quadro de instrumentos digital de 11,4 polegadas e da central multimídia de 12,3 polegadas.

    Já disponível na Europa, o Defender Octa custa a partir de 207.440 euros, cerca de R$ 1,25 milhão.

    Além dele, há ainda a edição especial Edition One, que estará disponível apenas no primeiro ano de produção do modelo. Por 228.550 euros (cerca de R$ 1,37 milhão), ele ganha bancos de poliuretano Ultrafabrics de alta resistência, novas rodas de aro 20, entre outros detalhes ainda mais luxuosos.

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