Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Citroën Basalt chega ao Brasil como SUV turbo mais acessível do mercado

    Veículo se destaca pelo visual e espaço interno

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    A Citroën lança no Brasil, na noite desta quarta-feira (2), o novo Basalt, inédito SUV Coupé que promete democratizar o acesso a esse tipo de veículo no país. A novidade começa a ser vendida no mercado nacional por R$ 89.990, um valor mais baixo que alguns hatches compactos. O veículo já é o SUV com motor turbo mais barato do país.

    O carro é um B-SUV derivado do projeto C-Cube da Citroën: o terceiro modelo criado na mesma plataforma utilizada pelo C3 e o Aircross.

    Para quem não conhece, a denominação SUV Coupé identifica um veículo utilitário esportivo com a traseira mais acentuada e esportiva e ficou muito conhecida por modelos de luxo como BMW X6.

    Atualmente, já é disponível em carros como Fiat Fastback e Volkswagen Nivus. Mas eis que a Citroën, agora, aposta num carro bem mais acessível.

    Revelado primeiro na Índia, o Citroën Basalt é um modelo voltado para mercados emergentes e teve sua engenharia e design concebidos no Brasil.

    Em nosso mercado, ele chega em três versões com opção de dois motores, 1.0 Firefly e 1.0 T200, com câmbio manual ou automático.

    • Basalt Feel: R$ 89.990;
    • Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990;
    • Basalt Shine Turbo 200: R$ 104.990; e
    • Basalt First Edition Turbo 200: R$ 107.39.

    Design

    O carro promete chamar atenção principalmente pelo design. Com 4,34 de comprimento e distância entre-eixos de 2.64 metros, o Basalt se destaca pela coluna C bem saliente, que evoca um carro com visual esportivo e robusto ao mesmo tempo.

    O teto é pintando de preto nas opções superiores, dando mais destaque às linhas do SUV.

    As lanternas chamam atenção pelo desenho que invade a lateral e, apesar de não serem em LED, criam uma assinatura luminosa. Outro detalhe do design são os “Color Touchs“, pequenos toques de cor que identificam visualmente as diferentes versões.

    Na versão Feel, as barras laterais dos para-choques dianteiros e a coluna C são pintadas de vermelho, enquanto nas versões Shine e First Edition essas barras recebem uma tonalidade dourada, criando uma diferenciação sutil e elegante.

    Citroën Basalt Shine T200 2025
    Citroën Basalt Shine T200 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação Citroën

    Na parte de dentro, o Basalt repete a mesma receita do Aircross e conta com cluster digital de sete polegadas e multimídia de dez polegadas em todas as versões. Um destaque do novo modelo é o ar-condicionado digital, disponível em todas as versões e não disponível no SUV Aircross.

    Para o lançamento, a Citroën oferece a nova cor Cosmo Blue, exclusiva desse modelo. Além dele, outras cores como o Rouge Ruby, Prata Artense, Cinza Grafito, Preto Perla Nera e Branco Banquise estão disponíveis, com a adição do Branco Nacré Perolizado, exclusivo da versão First Edition.

    Citroën Basalt

    Citroën Basalt • Pedro Bicudo/Divulgação Citroën

    Mecânica

    O Basalt será oferecido com duas opções de motorização. A primeira é o motor 1.0 Firefly, que oferece até 75 cv de potência acoplado com câmbio manual de cinco marchas. Segundo a fabricante, é capaz de fazer até 14,6 km/l na estrada com gasolina.

    A outra opção motor Turbo 200, que entrega até 130 cv de potência e é acoplado a uma transmissão automática CVT de sete marchas, oferecendo três modos de condução: normal, Eco e Sport.

    O motor Turbo 200 tem injeção direta de combustível e sistema Multiair III, que ajusta automaticamente o tempo e a amplitude de abertura das válvulas de admissão.

    A suspensão do Basalt promete ser outro diferencial, após milhares de testes em estradas da América Latina. O modelo vem com pneus 205/65 e rodas de liga leve de 16 polegadas, enquanto a direção é assistida eletronicamente.

    • Pedro Bicudo/Divulgação Citroën

    Versões e principais equipamentos

    Citroën Basalt Feel

    Na opção de entrada, o SUV Coupé vem equipado com motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas, painel digital colorido de sete polegadas customizável, airbags laterais dianteiros, sistema Citroën Connect Touchscreen de dez polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e comandos no volante, câmera de ré, três entradas USB, luzes de condução diurna (DRL) com LEDs, seis alto-falantes, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch, rodas de liga-leve de 16 polegadas com pneus 205/60, travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete, alarme e bocal do combustível com destravamento elétrico.

    Citroën Basalt Feel Turbo 200

    Nessa versão traz todos os itens da versão Feel, além de motor Turbo 200 de até 130 cv e câmbio automático CVT com três modos de condução.

    Citroën Basalt Shine T200 2025
    Citroën Basalt Shine T200 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação Citroën

    Basalt Shine Turbo 200

    Versão top de linha tem inclui todos os itens da versão Feel Turbo 200 e acrescenta ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 16 polegadas diamantadas, faróis de neblina, limitador e controlador de velocidade, bancos e volante com revestimento premium, encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio e skidplate dianteiro e traseiro. Há ainda a opção de pintura bitom com teto Perla Nera.

    Basalt First Edition

    Série especial de lançamento vem com todos os itens da versão Shine Turbo 200, além de logotipos First Edition, faixa preta entre as lanternas, pintura Branco Nacré Perolizada exclusiva, rodas de liga-leve de 16 polegadas escurecidas, soleiras metalizadas, pedaleiras e tapetes exclusivos, e pintura bitom com teto Perla Nera.

    Citroën Basalt Shine T200 2025
    Citroën Basalt Shine T200 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação Citroën

    Tópicos