Chevrolet anuncia novo carro para o Brasil e reestilização da família Onix
Novo veículo da marca terá motor turbo e pode contar com conjunto híbrido; carro chega em 2026
A Chevrolet confirmou a produção em sua planta de Gravataí (RS) de um carro inédito que será lançado em 2026. A novidade sairá do papel graças ao investimento de R$ 1,2 bilhão, parte dos R$ 7 bilhões anunciados pela General Motors (GM) para o Brasil. A marca americana, claro, não antecipa oficialmente o nome ou tipo de carro, mas as pistas apontam para um SUV rival de Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Nivus.
“Este novo carro será lançado em 2026 no Brasil e posteriormente exportado para a região, com o propósito de ampliar a linha Chevrolet. A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume”, declarou o colombiano Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul. O anúncio foi feito durante visita do governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).
O valor do investimento também servirá para uma reestilização no Onix e Onix Plus.
A pista que aponta para um novo SUV vem de informação confirmada pela própria Chevrolet: “segmento ainda não explorado pela marca no país”. A GM vende no Brasil desde compactos de entrada, como Onix, a SUVs grandes, como Traillazer. Há picapes compactas, médias e grandes. Resta um sedã médio (o que não condiz com a realidade do mercado) ou um B-SUV.
Chamado internamente de “projeto Carbon”, será um modelo abaixo do Tracker, no segmento de veículos utilitários esportivos subcompactos (B-SUV). A GM vai utilizar a plataforma GEM, mesma do Onix e Tracker para criar esse SUV menor, com dimensões semelhantes aos rivais Pulse e Kardian. Mas, ao contrário dos demais, será um projeto tocado na América Latina, sem a ajuda da China.
O modelo terá motor 1.0 turbo, que também passará por novidades, algo previsto no investimento de R$ 7 bilhões da marca. Portanto, é possível que exista algum nível básico de eletrificação, com um sistema híbrido leve para redução de emissões. Essa é outra pista deixada pela Chevy, pois afirma que o carro “atenderá à crescente demanda dos consumidores por estilo, eficiência energética e tecnologia”.
Reestilização da família Onix
O R$ 1,2 bilhão aplicado no Rio Grande do Sul também servirá para uma urgente reestilização dos modelos Onix e Onix Plus, cuja atual geração data de 2019. Os modelos deverão ganhar novo design e mais tecnologia, incluindo cluster digital, já disponível em rivais como Volkswagen Polo e Hyundai HB20.
Além disso, haverá atualização no motor 1.0 turbo, que passará a ter injeção direta. Isso deverá aumentar a potência, reduzir o consumo de combustível e diminuir as emissões de gases poluentes. Essa mudança também será aplicada no motor 1.2 Turbo, que equipa Tracker e Montana.
O novo B-SUV e a família Onix serão produzidos na planta de Gravataí, inaugurada em 2000. Foi a primeira unidade da GM no Brasil fora de São Paulo e introduziu o conceito de condomínio industrial, onde os principais fornecedores estão localizados estrategicamente para otimizar a produção.
Gravataí também recebeu o prêmio Energy Star Challenge for Industry Recognition da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, reconhecendo sua eficiência energética e uso responsável de recursos naturais. Segundo a GM, mais de 4,7 milhões de veículos já foram produzidos no RS