BYD Shark: detalhes da picape híbrida que está em pré-venda sem preço divulgado
Veículos tem 430 cavalos e até 840 km de autonomia; valor começará a ser divulgado no próximo sábado (19)
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BYD Shark: picape híbrida tem 430 cv e 100 km de autonomia elétrica • Thiago Ventura/CNN
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BYD Shark: picape híbrida tem 430 cv e 100 km de autonomia elétrica • Thiago Ventura/CNN
A picape híbrida BYD Shark é o próximo lançamento da marca chinesa e terá seu preço revelado a partir do próximo sábado (19), com a proposta de oferecer tecnologia eletrificada. Para aquecer seu público, a BYD colocou o veículo em pré-venda, com condições especiais para quem reservar — mesmo “no escuro”.
Quem fizer a reserva da Shark (que promete ser uma dor de cabeça para concorrentes de peso como Toyota Hilux ou Ford Ranger) durante a pré-venda vai ganhar um kit de placas solares, um carregador portátil de 3.5 kWh e um ano de seguro grátis.
“Potente como o agro” é o slogan utilizado pela BYD pra divulgar o novo produto, deixando evidente o perfil do comprador que visa atingir.
A BYD Shark combina um motor a combustão com um motor elétrico, oferecendo uma configuração híbrida plug-in (PHEV), o que a diferencia de outras picapes disponíveis no mercado brasileiro.
O motor a combustão é um 1.5 turbo que gera cerca de 180 cavalos de potência, enquanto o sistema elétrico eleva a potência total para 430 cavalos.
Isso coloca a Shark em uma posição de destaque em termos de desempenho, sem abrir mão da eficiência energética, uma vez que a picape promete ser mais econômica do que as tradicionais opções a diesel.
Com 5,45 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3,26 metros, a Shark se posiciona entre as picapes médias e grandes. Sua altura de 1,97 metros, associada a um design robusto, reforça sua aptidão para o off-road.
Na dianteira, o modelo exibe uma grade proeminente e um conjunto óptico full LED, que lembra o design da Ford F-150 Lightning, conferindo à picape um visual agressivo e moderno.
O ângulo de entrada de 31 graus é outro destaque, facilitando a superação de obstáculos em terrenos acidentados.
Na traseira, a Shark traz uma caçamba com capacidade de 1.450 litros e carga útil de até 835 kg.
Embora essa capacidade seja inferior a algumas concorrentes, como as picapes médias que suportam até uma tonelada, a Shark compensa com outras funcionalidades, como uma escada embutida (foto acima) para facilitar o acesso à caçamba.
Além disso, uma iluminação em LED e várias tomadas de 220V que permitem o uso de equipamentos elétricos diretamente da bateria do veículo.
O modelo também oferece uma capacidade de reboque de até 2 toneladas.
Um dos diferenciais da BYD Shark é o sistema de câmeras 360°, que inclui uma câmera off-road com visão de 540°, permitindo ao condutor ver o que está acontecendo sob o veículo, um recurso útil em trilhas e terrenos acidentados.
A tecnologia NFC permite a abertura das portas por um aplicativo de smartphone, aumentando a praticidade do usuário.
No interior, a Shark oferece um acabamento de alta qualidade, com bancos em couro e costuras contrastantes em laranja.
A central multimídia de 12 polegadas, rotacional, é um dos destaques do painel, oferecendo recursos como integração com Spotify, sistema de navegação e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
O volante tem dois raios e conta com comandos integrados, enquanto o painel de instrumentos é totalmente digital, com uma tela de 10,2 polegadas.
Em termos de segurança, a picape vem equipada com seis airbags, controle de estabilidade, assistente de descida em ladeiras e diversos sistemas de assistência à condução.
A suspensão independente nas quatro rodas garante mais conforto e estabilidade, tanto em estradas pavimentadas quanto em trilhas off-road.
Outro ponto forte da BYD Shark é sua autonomia. Segundo a fabricante, a picape oferece até 840 km de autonomia combinada no ciclo chinês, sendo 100 km no modo totalmente elétrico.
Isso faz da Shark uma opção interessante para quem busca uma picape mais econômica, especialmente em comparação com os tradicionais motores a diesel, que dominam o segmento de picapes médias no Brasil.
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