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    BMW M5 vira híbrido plug-in, ganha mais potência e faz até 62 km/l

    Apesar do aumento dos números, novo sistema também aumentou significativamente o peso bruto do carro

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

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    Primeiro, a BMW apresentou o novo M2. Agora, chegou a vez do mais luxuoso M5 chegar à linha 2025. Apesar das novidades no design, o que realmente chama a atenção é o novo trem de força híbrido plug-in, que não só proporciona um aumento de potência, mas também melhora a eficiência de consumo do sedã esportivo.

    Graças ao conjunto híbrido, o M5 atinge médias de consumo entre 58 e 62 km/l de gasolina, pelo ciclo WLTP. Mas isso só se a bateria de 18,6 kWh estiver totalmente carregada. Caso contrário, o motor V8 4.4 biturbo terá que fazer todo o serviço sozinho, fazendo médias de 9 km/l.

    Por ser um plug-in, o M5 também pode andar em modo totalmente elétrico. São apenas 69 km de autonomia, mas é o suficiente para rodar em trechos urbanos. Nesse modo, o carro atinge até 140 km/h. O sedã pode ser carregado em corrente AC de até 7,4 kW, mas o tempo de carga não foi divulgado.

    Com a adição do sistema híbrido, o V8 perdeu um pouco de potência e torque, caindo de 600 cv e 76,4 kgfm da versão anterior para 569 cv e 71,4 kgfm. Mas junto do motor elétrico, ao todo, o carro entrega 727 cv e 102 kgfm às rodas – ou seja, a potência do conjunto é maior.

    Apesar do aumento dos números, eles não foram o suficiente para melhorar o desempenho do M5. Isso porque o sistema plug-in também aumentou significativamente o peso bruto do carro para 2.445 kg, 485 kg mais pesado do que a versão de saída.

    Com isso, o tempo de 0 a 100 km/h é de 3,5 segundos, contra 3,3 do modelo 2024. Pelo menos a velocidade máxima segue a mesma: 250 km/h para o M5 padrão e 306 km/h com o pacote M Drive.

    A transmissão é a já conhecida Steptronic de oito velocidades, que divide a tração entre os dois eixos. Para quem gosta de mais esportividade, é possível jogar toda a força do carro apenas para o eixo traseiro. O M5 também vem equipado com Diferencial Ativo M, capaz de dividir a potência entre os lados direito e esquerdo automaticamente para evitar efeitos de subviragem.

    As borboletas atrás do volante ajudam quem gosta de uma condução mais esportiva. Mas, além de passar as marchas, elas também servem para ativar o Boost Control. Ao pressionar e segurar o paddle shift esquerdo, o carro automaticamente muda suas configurações para o modo mais esportivo, facilitando a vida do motorista que não precisa fazer tudo manualmente na central multimídia.

    O M5 ainda tem suspensão duplo A com componentes de alumínio, mais leves para reduzir a massa não suspensa — o que não adiantou muita coisa. Na traseira, a suspensão foi remodelada para permitir o esterçamento das rodas. Há também novos amortecedores adaptativos, que podem ser ajustados individualmente em cada roda.

    Na parte estética, o M5 está praticamente igual ao BMW i5, sua versão elétrica mais comportada, que inclusive estreou no Brasil em fevereiro. A principal semelhança está na grade dianteira, que também é fechada e iluminada no híbrido plug-in.

    A diferença fica por conta do para-choque, com entradas maiores e desenho mais esportivo no M5. A traseira também foi modificada, ganhando novos defletores verticais e um para-choque mais esportivo, que abriga as quatro saídas de escape.

    Por padrão, o M5 vem equipado com disco de 16’’ e pinça de seis pistões na dianteira e de 15,7 polegadas com pistão único nas rodas de trás, mas é possível pagar mais pela opção em carbono-cerâmica. Já as rodas têm três opções de design e são de 20’’ na frente e 21’’ na traseira

    No interior, os bancos são os M Function, nem tão esportivos, mas também não muito voltados para a comodidade. Há ainda alguns mimos como iluminação ambiente, sistema de som Hi-Fi da Bowers & Wilkins, teto panorâmico Sky Lounge, assentos aquecidos e ar-condicionado de quatro zonas.

    As telas da central multimídia e quadro de instrumentos digital são integradas, medindo 14,9’’ e 12,3’’, respectivamente. Elas rodam o novo sistema operacional 8.5 da BMW, que agrega mais funções do carro, permitindo que a equipe de design eliminasse grande parte dos botões encontrados no painel.

    A estreia oficial do novo M5 está marcada para o dia 11 de julho, quando começa o Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido. O preço base sugerido será de US$ 119.500 nos Estados Unidos (cerca de R$ 658 mil, em conversão direta).

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