Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Audi A4 “sai de linha” e vira A5 híbrido; nome será usado em elétrico

    Sedã de luxo troca de nome em mudança estratégica da marca; nova família do veículo tem motores híbridos

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    O segmento de sedas médios de luxo sempre foi representado por uma trinca de peso alemã: Mercedes-Benz Classe C; BMW Série 3; e Audi A4. Mas eis que este último vai “sair de linha” em prol de um novo produto. É que a marca das quatro argolas revelou a nova geração do A5 2025, que ganha mudanças visuais e, agora, é oferecido com conjunto híbrido leve. A mudança faz parte da nova estratégia de branding da Audi.

    Na antiga nomenclatura, Audi A4 e Audi S4 representavam a família de sedãs médios, enquanto a linha A5 e S5 tinha os modelos de aparência mais esportiva: o cupê A5/S5, o A5/S5 Cabriolet e o A5/S5 Sportback. Na nova nomenclatura da Audi, números pares são modelos elétricos à bateria e números ímpares indicam combustão interna. O objetivo é que, num futuro próximo, o novo Audi A4 e-tron se torne um sedã elétrico feito sob medida para encarar o Tesla Model 3.

    O novo Audi A5 2025 é oferecido em quatro novas variantes: A5 Sedan e S5 Sedan e as peruas A5 Avant e S5 Avant.

    Típico da marca, o “A” representa os modelos convencionais da Audi, enquanto o “S” identificam versões mais caras e com mais potência.

    Os SUVs, por sua vez, começam com um “Q”. Os verdadeiros esportivos são os “RS”. Uma baixa dos modelos serão os cupês e conversíveis, que não serão mais fabricados.

    Os novos Audi A5/S5 são os primeiros modelos a serem lançados na Premium Platform Combustion (PPC). A família apresenta o sistema MHEV Plus, uma tecnologia híbrida leve mais aprimorada. Esse sistema de 48 volts auxilia o motor à combustão, reduzindo as emissões de CO2 e aumentando o desempenho. O Powertrain Generator (PTG) permite a condução elétrica parcial, contribuindo para a economia de combustível aprimorada. Comparado a um sistema MHEV padrão, o MHEV Plus promete menos emissões e melhor consumo de combustível.

    Há opção de motores 2.0 TFSI de 150 cv ou 204 cv, equipados com turbocompressor com geometria de turbina variável (VTG) que melhora o torque em baixa rotação. O modelo tem ainda opção diesel, um 2.0 TDI de 204 cv. Na variante esportiva S5, há o V6 3.0 TFSI de 367 cv.

    Design e tecnologia

    O design da nova família A5 apresenta uma aparência poderosa e limpa, com proporções modificadas que incluem uma longa distância entre eixos: são 2,91 metros! Há rodas grandes e uma carroceria baixa e esportiva. No sedã, o design compacto e esportivo se estende até a traseira em um arco fluido, terminando em uma traseira com assinatura luminosa marcante.

    Do lado de dentro, os novos A5 e S5 inauguram um novo conceito operacional, com a arquitetura eletrônica. A peça central é o display panorâmico curvo e fino Audi MMI, com tecnologia OLED. Ele compreende um cockpit virtual de 11,9 polegadas e um display touchscreen MMI de 14,5 polegadas.

    Opcionalmente, o carro pode vir com uma terceira tela, um display MMI para o passageiro dianteiro de 10,9 polegadas. O A5 também ostenta um head-up display de última geração com funcionalidade expandida, permitindo que os motoristas controlem os recursos do veículo e da infotainment diretamente da linha de visão.

    O modelo começa a ser vendido na Europa já neste mês a partir de 42 mil euros (cerca de R$ 256 mil). Ainda não há previsão de quando chega ao Brasil, que vende o atual A4 já como modelo de 2025. Dessa forma, a expectativa é de lançamento a partir de 2025, já como modelo de 2026.

    Tópicos