Aston Martin Vanquish: conheça o carro mais potente da história da marca
Veículo passa dos 342 km/h e tem a maior velocidade máxima de um carro já feio pela fabricante
A Aston Martin lançou uma verdadeira máquina sobre rodas. O novo Vanquish 2025 chega para ocupar o topo da linha como o carro de produção mais potente de toda a história da montadora inglesa. Há também muita exclusividade em jogo, pois menos de mil unidades serão produzidas anualmente.
Abaixo do capô, um motor V12 com nada menos que 835 cv e 101,9 kgfm de torque — é quase três vezes o torque de um Honda Civic Type R, modelo esportivo vendido no Brasil.
Os destaques de atualização do novo motor V12 incluem um bloco de cilindros e bielas reforçados, cabeçotes de cilindros redesenhados incorporando eixos de comando projetados, além de novas portas de admissão e escape. Tudo isso melhora a resposta do acelerador.
O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h feita em apenas 3,2 segundos. Com relação à velocidade máxima, o Vanquish passa dos 342 km/h. É a maior velocidade de um carro já feio pela fabricante.
O conjunto do motor é conectado a uma transmissão automática de oito velocidades, que envia potência para as rodas traseiras por meio de um diferencial eletrônico.
Para suportar todo esse desempenho vários reforços foram feitos. Ele tem uma estrutura de carroceria de alumínio colado que se beneficia de um aumento de 75% na rigidez lateral em comparação com o DBS 770 Ultimate.
A nova estrutura do chassi apresenta um aumento de +80 mm na distância entre eixos. O chassi apresenta amortecedores Bilstein DTX como visto no DB12.
As rodas de 21 polegadas usam borracha Pirelli P Zero especialmente desenvolvida para o veículo, com tamanho 275/35-ZR21 na frente e 325/30 ZR-21 na traseira.
Interior do veículo
Por dentro da cabine, o Aston Martin Vanquish, carro mais potente da história da marca, tem assentos para duas pessoas.
Ambos desfrutam de tecnologia, luxo e esportividade. Exemplo disto é que, ao alterar o modo de direção ou usar o botão de escape dedicado, o som do escape pode ser alterado de um tom V12 relaxado e refinado no modo GT para um caráter sonoro cada vez mais encorpado.
Há também duas telas de 10,2 polegadas: uma da multimídia e outra do painel de instrumentos. Na tela central é possível parear smartphones. Há também um mapeamento 3D com instruções de tráfego em tempo real.
Além disso, o Vanquish tem o sistema de áudio da Bowers & Wilkins, como padrão. O sistema de som surround de 15 alto-falantes e amplificação dupla proporciona uma experiência sonora envolvente.