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    Análise: Cybertruck, da Tesla, é impressionante e preocupante

    Caminhão elétrico da marca de Elon Musk pode custar mais de R$ 500 mil

    O design do Cybertruck foi em grande parte ditado pela escolha do material, aço inoxidável laminado a frio
    O design do Cybertruck foi em grande parte ditado pela escolha do material, aço inoxidável laminado a frio Peter Valdes-Dapena/CNN

    Peter Valdes-Dapenada CNN

    Houve um tempo em que uma picape elétrica da Tesla, algo projetado para competir de frente com os produtos mais populares da América, o Ford F-150 e o Chevrolet Silverado, parecia ser exatamente o que levaria a Tesla ao verdadeiro mercado em massa.

    Então, em 2019, Elon Musk revelou o Tesla Cybertruck, uma caixa de metal sem adornos sobre rodas. É a última coisa que se poderia chamar de convencional. Esta caminhonete atraiu fervorosos fãs e críticos ainda mais fervorosos. Mas ela possui boas capacidades de reboque e transporte, embora sacrifique alguma usabilidade para se adequar ao seu design literalmente pontiagudo. Para alguns clientes, o sacrifício vale, indiscutivelmente, a pena.

    Mas pode ser mais uma questão sobre se a Ford e a GM realmente precisam se preocupar.

    Se for uma competição pela atenção, elas precisam. Mesmo quando estacionei um Tesla Cybertruck alugado ao lado de um supercarro McLaren rosa-choque em um estacionamento de um centro comercial na Califórnia, as pessoas no McLaren não paravam de falar sobre o Cybertruck. Onde quer que eu fosse, a enorme e brilhante caminhonete prateada era um ímã para a multidão, atraindo jovens que esperavam ver um na vida real e outros, geralmente mais velhos, que nem faziam ideia do que era aquela coisa.

    O Tesla Cybertruck não se parece com nada mais na estrada. E seu tamanho – não é tão longo quanto um Ford F-150, mas de alguma forma parece ainda maior – é ainda mais chamativo. Claro, uma vez que o Cybertruck esteja no mercado por um tempo, seu apelo diminuirá.

    Há muito para gostar no Cybertruck, mas também ele incorpora um nível perturbador de arrogância individual em aço duro e implacável. Preocupações com a segurança dos outros na estrada e até mesmo as necessidades práticas de seus próprios usuários parecem ter sido colocadas em segundo plano para seguir uma diretriz de design e engenharia liderada pelo CEO da Tesla, Elon Musk. Como fica claro na recente biografia de Musk escrita por Walter Isaacson, foi a fixação de Musk por esta estrutura, criada a partir do mesmo aço que a SpaceX usa para foguetes, que resultou na massa retangular de metal nu que eu estava dirigindo pelas colinas do sul da Califórnia.

    Um caminhão-esportivo

    Foi o caminhão elétrico mais agradável que já dirigi até agora. Dirigi quase todos os outros caminhões elétricos atualmente no mercado, como os da Ford e da Rivian, e não espero que nenhum supere o Cybertruck em desempenho semelhante ao de um carro esportivo. Normalmente, não é uma prioridade em uma picape. Ele tem uma aceleração poderosa e uma direção que parece rápida, responsiva e ágil. Com sua aceleração enérgica, direção rápida e pneus de caminhão Goodyear projetados sob medida, lembrou-me um pouco de dirigir o Lamborghini Huracán Sterrato, um carro esportivo de alta performance equipado com pneus off-road e suspensão elevada. Mas o Cybertruck é, é claro, maior e mais do que o dobro do peso.

    Mesmo uma leve pressão no acelerador deixava todos os outros para trás rapidamente. Com seu sistema de direção por “drive-by-wire”, uma leve virada de seu pequeno volante retangular produzia curvas apertadas em baixas velocidades, mas, em altas velocidades, não era difícil manter o caminhão em sua faixa. A direção nas quatro rodas permite que ele faça manobras em uma área menor do que se poderia esperar.

    A Tesla não forneceu um Cybertruck para a CNN testar. Em vez disso, alugamos um por mais de US$ 1.000 (cerca de R$ 5 mil) por dia por meio do Turo, o serviço de aluguel de veículos entre pares. (O Turo não define as taxas, os proprietários do veículo o fazem, e as taxas do Cybertruck diminuíram um pouco desde então.) Meu anfitrião do Turo me guiou pelos controles muito estranhos – pelos padrões não-Tesla – do Cybertruck.

    O Cybertruck tem uma caçamba de formato desajeitado que prejudica seu uso. No entanto, há também um compartimento de armazenamento sob o piso da caçamba. Crédito: Peter Valdes-Dapena/CNN

    Os indicadores de direção são controlados por botões no volante, em vez de uma alavanca. (Novamente, isso é semelhante a um Lamborghini ou Ferrari.) Para colocar o caminhão em modo de condução ou marcha à ré, deslizei para cima e para baixo em um ícone de caminhão na tela central. (Caso a tela fique em branco, há uma fileira de botões seletor de marchas no teto, logo acima do para-brisa.) E tive que cavar um pouco na tela sensível ao toque para encontrar o controle do único e gigantesco limpador de para-brisa do Cybertruck. Mas, depois de dirigir o caminhão por uma hora ou mais, tudo parecia lógico.

    O que é esse espelho retrovisor?

    Ele tem um espelho retrovisor montado no para-brisa, mas, preocupantemente, é totalmente inútil na maioria das vezes. Com a tampa da caçamba fechada, não há nada para ver pela janela traseira.

    Muitos SUVs modernos têm espelhos retrovisores que funcionam também como uma tela de vídeo mostrando uma visão de uma câmera montada na traseira. A Tesla poderia ter usado um sistema semelhante, mas não o fez. No Cybertruck, a visão traseira em vídeo é exibida em um retângulo pequeno na tela central do caminhão. Está lá o tempo todo enquanto você dirige.

    Isso pode parecer um detalhe pequeno, mas diz muito sobre como a Tesla pensa nos controles do veículo. A única razão para ter a exibição de vídeo traseira dentro do espelho retrovisor é porque é onde os motoristas estão acostumados a olhar. Da mesma forma, a única razão para ter uma alavanca de sinal de direção é que as pessoas estão acostumadas com isso. Para o bem ou para o mal, a Tesla não se importa com o que você está acostumado.

    O interior simples do Tesla Cybertruck é bastante agradável, mas, com pouquíssimos interruptores ou botões, esta é a parte fácil. Crédito: Peter Valdes-Dapena/CNN

    Há indicações de que essa atitude contribui para taxas de acidentes mais altas, mas, se a Tesla estivesse inventando um veículo do zero, as escolhas estranhas seriam totalmente sensatas.

    Então, há a forma louca do Cybertruck. Outras empresas fabricam picapes há mais de um século e existem razões pelas quais elas normalmente não têm formato de cunha. Neste caso, o Cybertruck é prejudicado por um aparente desejo, desnecessário, de ser diferente.

    Não ideal para carga

    No Cybertruck, se você carregar a caçamba e decidir que quer pegar algo na frente, algo perto da janela traseira, você precisará começar a desembalar. Não dá para alcançar pela lateral da caçamba. A parede lateral é muito alta.

    Ao contrário de outros caminhões grandes, o Cybertruck também não oferece nenhum lugar para você colocar o pé para ajudá-lo a alcançar pela lateral da caçamba, além do pneu traseiro, que pode estar escorregadio com lama e sujeira. Nem mesmo há muito espaço para ficar em cima do para-choque traseiro.

    O “frunk”, ou porta-malas dianteiro, também é um pensamento tardio bastante inútil em comparação com o do Ford F-150 Lightning. O da Ford é simplesmente maior, para começar, e possui muitas tomadas de energia, tornando-o um espaço de trabalho genuinamente funcional. O do Cybertruck é útil, talvez, como um lugar para sentar. No entanto, há um compartimento de armazenamento de tamanho razoável.

    Por enquanto, pelo menos, o Cybertruck não está na mesma faixa de preço que o Lightning. A versão Foundation Series que eu dirigi custou mais de US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil). Será no próximo ano antes que a Tesla comece a produzir caminhões custando cerca de US$ 60 mil (aproximadamente R$ 300 mil), conforme anunciado.

    O mais preocupante, porém, é a qualidade de fabricação. O interior é bastante agradável, se espartano, mas essa é a parte fácil, especialmente porque a Tesla elimina a maioria dos interruptores. A parte difícil é fazer um corpo de aço inoxidável, especialmente um com bordas principalmente retas que não escondem desalinhamentos.

    Na maioria dos carros e caminhões, os alinhamentos dos painéis da carroceria são uma preocupação puramente estética. Não fica bom quando há lacunas grandes e irregulares entre diferentes seções da carroceria. Mas a maioria dos veículos não é feita de aço inoxidável grosso e de bordas duras. Nos cantos dianteiros do nosso Cybertruck, havia lacunas grandes o suficiente para ver a luz do dia e bordas duras sobressaíam da carroceria.

    O “frunk” do Cybertruck tem utilidade limitada em comparação com os das caminhonetes da Ford, General Motors ou Rivian. Crédito: Peter Valdes-Dapena/CNN

    Beiradas

    Eu me preocupei caso este caminhão atingisse um pedestre ou se alguém escorregasse enquanto subia pelo lado da caçamba, que o metal inflexível poderia causar danos reais. Não é realmente afiado como uma faca, é claro, mas, ao atingir carne macia com força suficiente, parece que poderia cortar a pele. Enviei um e-mail para a Tesla perguntando se a montadora tinha alguma preocupação com isso, mas não recebi resposta. A Tesla não responde às perguntas da CNN há anos.

    Este não é um caminhão que os clientes comprarão em grande número, e não apenas porque a Tesla ainda não está produzindo em grande número. É divertido e interessante, mas, para aqueles que só querem fazer o trabalho, não há muita razão para comprar este em vez de algo mais normal e funcional. Não parece que fará nada – ou pelo menos nada que importe – muito melhor do que um Ford F-150 Lightning ou um Chevrolet Silverado EV, e definitivamente será pior de algumas maneiras importantes.

    Se você quer chamar a atenção, porém, este é o seu veículo. Pelo menos enquanto a novidade durar.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

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