Estados Unidos e UE enviarão ajuda à Índia contra surto de Covid-19
Governo americano cogita repassar doses de vacina da AstraZeneca, diante de recorde em novos casos
Os Estados Unidos e a União Europeia anunciaram medidas para auxiliar a Índia, país que vem sofrendo com um crescimento alarmante nos casos e nas mortes em decorrência da Covid-19.
Os Estados Unidos fornecerão imediatamente matéria-prima para as vacinas COVID-19, equipamentos médicos e equipamentos de proteção para ajudar a Índia a responder a um grande aumento nas infecções por COVID-19, disse uma porta-voz da Casa Branca no domingo.
“Os Estados Unidos estão trabalhando 24 horas por dia para distribuir os recursos e suprimentos disponíveis”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Emily Horne, em um comunicado.
Horne disse que os materiais ajudariam a Índia a fabricar a vacina de Covishield, o imunizante da Oxford e da AstraZeneca. Os Estados Unidos também enviariam medicamentos, kits de teste de diagnóstico rápido e ventiladores.
Washington estava sob crescente pressão para ajudar a Índia, a maior democracia do mundo, depois que Grã-Bretanha, França e Alemanha prometeram ajuda no fim de semana.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, exortou todos os cidadãos a serem vacinados e a serem cautelosos, pois o país estabeleceu um recorde global de novas infecções por COVID-19 em um único dia.
Os Estados Unidos também buscavam opções para fornecer à Índia geração de oxigênio e suprimentos relacionados.
Funcionários dos EUA também estão considerando enviar à Índia suas doses de vacinas da AstraZeneca, que não estão sendo utilizadas, uma vez que o imunizante não tem autorização para uso no país. A possibilidade foi cogitada pelo principal funcionário de doenças infecciosas dos EUA, Dr. Anthony Fauci, à ABC News no domingo. “Isso é algo que certamente será considerado ativamente”, disse Fauci em uma entrevista.
Europa
A Comissão Europeia ativou seu Mecanismo de Proteção Civil da UE e está tentando enviar oxigênio e remédios para a Índia atingida pelo vírus, após receber um pedido de Delhi.
A Índia viu um grande aumento nos casos de Covid-19 nos últimos dias, com hospitais na capital e em todo o país recusando pacientes após ficarem sem oxigênio médico e leitos.
“Alarmados com a situação epidemiológica na Índia. Estamos prontos para apoiar”, escreveu a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, no Twitter, no domingo.
“O executivo da UE já está coordenando com os países da UE que estão prontos para fornecer oxigênio e remédios de necessidade urgente rapidamente”, escreveu Janez Lenarcic no Twitter da Comissão Européia para ajuda humanitária.