Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caio Junqueira
    Blog

    Caio Junqueira

    Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

    Defesa de ex-assessor de Moraes pede acessos aos autos e avalia silenciar em depoimento

    Eduardo Tagliaferro é esperado na PF na quinta-feira (22)

    A defesa de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, pediu ao Supremo Tribunal Federal, na noite desta quarta-feira (21), acesso aos autos da investigação aberta pela Corte para investigar o caso das mensagens trocadas entre assessores de seu gabinete e ex-auxiliares que trabalharam com ele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    “Sem a intenção de causar qualquer embaraço, atraso ou postergação indevida para a realização de referido ato é fundamental que o acesso total e irrestrito aos elementos de informação que instruem o presente procedimento sejam imediatamente disponibilizados, sob pena do referido ato restar prejudicado”, diz a petição, assinada pelo advogado Eduardo Kuntz.

    Segundo interlocutores da defesa, sem acesso aos autos, Tagliaferro ficará em silêncio no depoimento agendado para quinta-feira (22).

    Ele embasa o pedido em uma súmula do próprio STF que diz que “é direito do defensor, no interesse do  representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em  procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa”.

    A oitiva está marcada para esta quinta na superintendência da PF em São Paulo. A defesa pede acesso integral ao inquérito, que tramita sob sigilo no STF, e o adiamento do depoimento.

    Tagliaferro chefiou o núcleo de enfrentamento à desinformação do TSE durante a presidência de Moraes. Ele deixou o cargo em maio de 2023, após ser preso sob suspeita de violência doméstica contra a esposa.

    O inquérito foi aberto depois de o jornal “Folha de S.Paulo” revelar que o gabinete de Moraes no STF ordenou por mensagens e de forma não oficial a produção de relatórios pelo TSE para embasar decisões do ministro contra bolsonaristas no inquérito das fake news em 2022.

    Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

    Tópicos