Avenida Lúcio Costa, no Rio, deve ter velocidade diminuída para 60 km/h em 90 dias
Intervenções devem começar pelas áreas da Barra, entre os postos 3 e 8 e, no Recreio, entre o fim da Praia da Reserva e o Pontal
A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), anunciou que irá reduzir a velocidade máxima da Avenida Lúcio Costa, sendo de 70 km/h para 60 km/h.
Segundo a pasta, a avenida, que fica na zona oeste da capital carioca, entre as orlas da Barra da Tijuca e do Recreio, deve passar por um processo para poderem ser feitas as adequações necessárias de estrutura e sinalização.
O prazo para a nova velocidade começar a valer é daqui a 90 dias, ao término das obras.
As intervenções devem começar por áreas da Barra, entre os postos 3 e 8 e, no Recreio, entre o fim da Praia da Reserva e o Pontal.
Em comunicado, a administração municipal afirmou que a decisão foi tomada a partir de estudos da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, onde analisaram opções para deixar a via mais segura para veículos, pedestre e ciclistas.
“Vamos começar pelas áreas mais movimentadas, com mais fluxo de pedestre e de tráfego. A criação dos ‘speed table’ é tão ou mais importante que a redução de velocidade porque garante a redução nos pontos de travessia”, disse a secretária municipal de transportes, Maína Celidonio.
Os chamados Speed Table, é uma espécie de faixa elevada na pista que força o motorista a reduzir a velocidade ao passar por ela. Ao todo deverão ser implementados cerca de 20 destes.
Acidentes na Lúcio Costa
Em 2 de setembro do ano passado, o ator Kayky Brito, foi atropelado ao atravessar a Avenida Lúcio Costa, chegando a ficar em estado grave.
O motorista chegou a tentar desviar para a faixa da direita, mas não conseguiu desviar do ator.
Veja:
Já neste ano, em 13 de julho, o fisioterapeuta Fábio Toshiro Kikuta, de 41 anos, foi atropelado por um carro em alta velocidade, e morreu horas após se casar.
Imagens de câmeras de segurança mostram que Fabio estava atravessando a via acompanhado de sua esposa para continuar as comemorações, quando foi atingido pelo carro às 23h37.
Assista abaixo:
O influenciador digital Vitor Vieira Belarmino, de 30 anos, que é o principal suspeito de atropelar e matar Toshiro, segue foragido após ter o mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ele fugiu sem prestar socorro.