Decisão de fechar o X no Brasil pode facilitar a disseminação de fake news, diz professor à CNN
Marcelo Crespo alerta que decisão de Musk pode ter sérias implicações para o cenário político e social do país, ainda mais em período eleitoral
A decisão de Elon Musk de fechar o escritório do X (antigo Twitter) no Brasil após o pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para bloquear perfis na plataforma, pode ter sérias implicações para o cenário político e social do país.
Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM, em entrevista ao CNN 360°, expressou preocupação sobre como essa medida pode facilitar a disseminação de fake news.
Crespo enfatizou o potencial impacto dessa decisão, especialmente considerando que o Brasil está em ano eleitoral, com as eleições municipais se aproximando.
“É claro que pode [impactar], porque na medida que todas as plataformas têm um grande poder de disseminação, de convencimento, de abrangência na população, num momento importante como é o período eleitoral, se a plataforma permitir a disseminação de discurso de ódio, de fake news, crimes atentados ao Estado Democrático de Direito e qualquer outro tipo de ilícito, isso pode ter um impacto social”, alertou o especialista.
Dificuldade de mensurar o impacto
Apesar da clara preocupação, Crespo reconheceu a dificuldade de quantificar precisamente o efeito dessas publicações na população.
“É difícil a gente mensurar, não há um índice internacional que a gente possa utilizar para dizer, olha, esse tipo de publicação afeta a população em tais aspectos e isso vai levar a um convencimento”, explicou.
No entanto, o advogado ressaltou que, empiricamente, todos reconhecem o prejuízo causado pelas fake news e pela desinformação, citando exemplos recentes de seus efeitos negativos.
“Então, é claro o poder devastador. Difícil vai ser mensurar em que circunstâncias isso efetivamente vai fazer efeito para convencer ou não a população ou causar um certo transtorno social”, concluiu Crespo.
A situação levanta questões importantes sobre a responsabilidade das plataformas de mídia social em períodos eleitorais e o equilíbrio entre liberdade de expressão e combate à desinformação.
Com o fechamento do escritório do X no Brasil, cresce a preocupação sobre como serão gerenciados conteúdos potencialmente prejudiciais durante as próximas eleições municipais.