Preço de baterias de carros elétricos cai 90% em 15 anos
Até 2027, veículos desse tipo podem ficar mais baratos de produzir do que carros de combustão interna
É comum que motoristas acreditem que um dos grandes problemas dos carros elétricos é o custo elevado da bateria. Entretanto, de 2008 a 2023, esse preço chegou a cair 90%, segundo um estudo do Departamento de Tecnologia dos Estados Unidos.
O preço de uma bateria caiu de US$ 1.415/kWh (cerca de R$ 7,7 mil) em 2008 para US$ 139/kWh (cerca de R$ 760) em 2023. Os elementos que mais influenciam esse custo são peso e o tamanho, justamente dois componentes que foram afetados diretamente pelo avanço da tecnologia nos últimos 15 anos.
“O declínio no custo é devido a melhorias nas tecnologias e químicas de baterias, bem como melhorias na fabricação e aumentos no volume de produção”, afirma o estudo.
Uma pesquisa anual da BlombergNEF publicou dados semelhantes no ano passado. Na passagem de 2022 para 2023, as baterias de íons de lítio caíram 14%.
Elétricos estão baixando de preço
Outro estudo da Gartner (empresa que faz análises de mercado) prevê que, até 2027, os carros elétricos serão realmente mais baratos de produzir do que os veículos de combustão interna.
De forma prática, uma bateria de 81 kWh do Tesla Model Y custava US$ 114.615 (cerca de R$ 626,9 mil) em 2008. Contudo, 15 anos depois, em 2023, o valor reduziu para US$ 11.259 (aproximadamente R$ 61 mil).
O Renault Kwid E-Tech, por exemplo — lançado por R$ 146.990 — já custa abaixo dos R$ 100 mil.
Outro exemplo é o Chery iCar, que também custava próximo dos R$ 150 mil e, hoje, é comercializado por R$ 119.990 no preço de tabela.
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