O que você precisa saber sobre a conversa de Donald Trump e Elon Musk
Republicano e bilionário fizeram transmissão ao vivo de mais de duas horas no X
O candidato republicano à presidência nos Estados Unidos, Donald Trump, e o CEO da Tesla e dono do X, Elon Musk, conversaram por mais de duas horas na plataforma de mídia social na noite de segunda-feira (12).
O ex-presidente americano respondeu a perguntas amigáveis que o conduziram aos pontos de discussão da campanha política; ao mesmo tempo, criticou as posições da atual vice-presidente Kamala Harris sobre a economia e a imigração.
Problemas técnicos atrasaram o início
Cerca de 15 minutos após o início da entrevista, milhares de pessoas que tentavam participar da conversa reclamaram que não conseguiam ouvir. Musk culpou um ataque hacker que sobrecarregou os servidores da empresa. “DDoS”, ou ataque de negação de serviço distribuído, é um método de ataque comum no qual hackers inundam um site com tráfego falso para sobrecarregar os sistemas e tentar desativá-lo. A transmissão ao vivo começou às 21h42, no horário de Brasília.
Trump falou sobre a tentativa de assassinato
Trump disse que “soube imediatamente que era uma bala” quando um projétil atingiu sua orelha em um comício de campanha na Pensilvânia, no mês passado. Musk afirmou que parte da razão pela qual decidiu apoiar a candidatura presidencial de Trump foi a reação dele ao ataque, pontuando que Trump erguendo os punhos foi “incrivelmente inspirador”.
Trump criticou Kamala Harris, Tim Walz e Joe Biden
Trump fez diversas críticas contra Kamala na conversa, inclusive dizendo que a vice-presidente está tentando ser como ele com sua proposta de acabar com os impostos sobre gorjetas e criticando sua forma de lidar com a fronteira ao sul do país. Trump ainda culpou o presidente Joe Biden pela crise inflacionária e referiu-se ao governador de Minnesota, Tim Walz, como “uma pessoa anti-Israel e de esquerda radical”.
O republicano quer cortar o Departamento de Educação
Trump declarou novamente que fechará o Departamento de Educação se for reeleito, repercutindo os posicionamentos dos republicanos que fizeram deste fechamento uma prioridade durante as primárias de 2024 do Partido Republicano.
Aquecimento global
Trump destacou que o “aquecimento nuclear” representa uma ameaça maior do que o “aquecimento global”. Não está claro o que ele quis dizer, embora tenha afirmado depois que a energia nuclear “é a maior ameaça”.
Musk na administração Trump
Musk ofereceu-se para assumir um papel na potencial administração de Trump, ajudando a controlar os gastos do governo. “Eu ficaria feliz em ajudar nessa comissão”, afirmou.
Resposta de Kamala Harris
A campanha de Kamala aparentemente zombou das questões tecnológicas do evento, repostando comentários que Trump fez no ano passado no Truth Social criticando o evento de lançamento da campanha presidencial do governador da Flórida, Ron DeSantis, no X, que também atrasou por falhas.
“Toda a campanha de Trump está a serviço de pessoas como Elon Musk e ele mesmo – caras ricos obcecados por si mesmos que venderão a classe média e que não conseguem realizar uma transmissão ao vivo no ano de 2024”, a campanha opinou após o término da transmissão ao vivo.
Outros presidentes e candidatos à presidência dos EUA já foram baleados