Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que acontece se a eleição empatar? Veja casos

    Embora improváveis, empates ocasionalmente ocorrem em cidades com menor número de eleitores

    Victor Aguiarda CNN* , São Paulo

    Em pesquisas eleitorais, usa-se o termo “empate técnico” para se referir a candidatos com o mesmo percentual de intenções de voto ou que apresentem diferença menor do que a margem de erro. Mas no dia da votação, o que acontece se dois candidatos tiverem exatamente o mesmo número de votos?

    Idade é critério de desempate

    Segundo o artigo 110 do Código Eleitoral, o critério a ser utilizado nos casos de empate é a idade, com o candidato mais velho recebendo prioridade.

    “Em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”, diz a legislação.

    Veja casos

    Embora improvável, um pequeno número de empates costuma ocorrer nas eleições, especialmente nas municipais — dado o grande número de cidades brasileiras — e em municípios com menor número de eleitores.

    Em 2020, na cidade de Caraúbas, no interior da Paraíba, o prefeito Silvano Dudu (União Brasil) conquistou a reeleição justamente pelo critério de idade. Com 100% das urnas apuradas, Dudu e seu adversário, Nerivan (MDB), registraram exatamente 1.761 votos cada um, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    À época, Dudu tinha 52 anos. Nerivan, por sua vez, estava a uma semana de completar 35.

    Também nas eleições municipais de 2020, em Kaloré, no interior do Paraná, outro caso similar foi registrado. Os candidatos Edmilson Luis (PL) e Rita de Cássia (PSD) empataram com 1.186 votos cada, e a disputa precisou ser desempatada por idade. Edmilson, 12 anos mais velho, ficou com o cargo.

    Em 2016, um empate com número mais elevado de votos ocorreu em Cariús, no Ceará. Os candidatos Nizo Costa (PSB) e Iran Ferreira (PSDB) registraram, ambos, 5.811 votos. Iran, por ser cinco anos mais velho, foi eleito prefeito da cidade.

    Diferença de dois meses

    A disputa mais acirrada no passado recente aconteceu também em 2020, em Santa Catarina, no município de Jardinópolis. Na ocasião, Mauro Risso (MDB) e Antoninho (PT) receberam 748 votos cada um.

    A prefeitura ficou com Risso, nascido em janeiro de 1970 e apenas 57 dias mais velho que o adversário.

    Empate triplo

    Não se tem registro, no histórico eleitoral brasileiro, de um pleito que tenha resultado em um empate entre três ou mais pessoas. Baseado no Código Eleitoral, entretanto, pode-se afirmar que os dois candidatos mais velhos seriam levados ao segundo turno.

    Caso seja um município que tenha apenas primeiro turno, o candidato mais velho é eleito normalmente.

    Quase 1,5 milhão de eleitores com deficiência poderão votar em outubro

    Tópicos