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    Quais são as saídas de um piloto em caso de gelo severo no avião; Waack explica

    William Waack, âncora da CNN e piloto amador, detalha procedimentos e riscos enfrentados por pilotos em situações de gelo severo em aeronaves

    Da CNN

    A formação de gelo severo em aeronaves pode representar um perigo significativo para a segurança do voo, como explicou William Waack, âncora da CNN Brasil e piloto amador, ao comentar sobre a queda de um avião em Vinhedo, interior de São Paulo.

    O incidente pode ter sido causado pela acumulação de gelo nas asas da aeronave, comprometendo suas características aerodinâmicas.

    Waack detalhou como os pilotos identificam e lidam com essa situação perigosa. Em geral, é possível visualizar a acumulação de gelo nas superfícies visíveis da aeronave, como o para-brisa. No entanto, o gelo severo, sendo transparente e grosso, pode ser mais difícil de detectar visualmente.

    Sistemas de detecção e prevenção

    O jornalista explicou que aviões como o ATR 72 são equipados com sistemas específicos para enfrentar condições meteorológicas adversas, incluindo a formação de gelo.

    O painel de controle da aeronave possui indicadores e comandos que alertam o piloto sobre a redução de velocidade ou altitude, sinais que podem indicar a formação de gelo.

    Quando confrontados com essa situação, os pilotos devem agir rapidamente para sair da área de formação de gelo.

    Waack enfatizou que, mesmo em aeronaves bem equipadas e certificadas para voar nessas condições, há um limite para a quantidade de gelo que podem suportar antes de perder suas características aerodinâmicas.

    / CNN

    Procedimentos de emergência

    “O que faz o piloto quando ele reconhece uma situação dessas? Ele tem que sair daquele lugar”, questiona Waack.

    No caso de um ATR voando a 17 mil pés (nível 170), a opção mais viável é descer. Isso permite que a aeronave ganhe velocidade e entre em uma zona de temperatura mais alta, onde o atrito com o ar pode ajudar a derreter o gelo acumulado.

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    O âncora ressaltou a angústia que um piloto sente ao perder o controle da aeronave devido à formação de gelo severo.

    “Não há nada que deixe um piloto mais angustiado do que achar que ele não tem controle sobre o avião que ele está pilotando”, comentou Waack, visivelmente emocionado ao discutir o vídeo do acidente.

    A explicação detalhada de Waack serve como um lembrete da importância dos procedimentos de segurança e da preparação dos pilotos para enfrentar condições meteorológicas adversas, ressaltando os desafios enfrentados pela aviação em situações extremas.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

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