Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Queda de avião em Vinhedo (SP): o que sabemos sobre o acidente

    Avião transportava 62 pessoas,; não há sobreviventes

    Beto Souzada CNN , São Paulo

    Um avião modelo ATR-72 da Voepass Linhas Aéreas caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo.

    O avião carregava 57 passageiros e 4 tripulantes. Autoridades confirmam que não há sobreviventes. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Valinhos (SP).

    Informações divulgadas pela Voepass Linhas Aéreas confirmam também que o avião saiu do Aeroporto Regional de Cascavel por volta de 11h50, com destino a Guarulhos, em São Paulo. A aeronave caiu às 13h22.

    Segundo informações do site Flightradar24, o avião caiu cerca de 17 mil pés (equivalente a mais de 5km) em menos de dois minutos. Avião estava a menos de 70 km do destino, que tinha trajeto com cerca de 734 km. De acordo com a ficha técnica do avião modelo ATR 72-50, o aeroplano tem capacidade máxima para 68 passageiros.

    O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou à CNN que o acidente aconteceu no Condomínio Recanto Florido que fica na Rua Edueta. Cerca de 7 equipes da corporação estão atuando no local da queda do avião, trajeto era de cerca de 734 km. A Defesa Civil de São Paulo confirmou que algumas casas na região foram atingidas depois que a aeronave explodiu.

    Em divulgada, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), vai realizar uma entrevista coletiva às 17h30 desta sexta-feira (09/08), para prestar mais informações sobre o acidente. Até o momento, não se tem informações sobre as causas da queda da aeronave.

    Veja o que sabemos da queda:

    Onde ocorreu o acidente?

    O avião caiu em uma área residencial em Vinhedo, região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo. O local é próximo do Aeroporto de Viracopos.

    Quantos passageiros estavam na aeronave?

    O acidente deixou 62 pessoas mortas – sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Inicialmente, a Voepass informou que 62 pessoas estavam a bordo. Posteriormente, passou a divulgar a lista com 61 ocupantes. Neste sábado (10), a companhia voltou a informar que 62 pessoas morreram na queda do avião em Vinhedo (SP).

    O avião era operado por qual companhia?

    A companhia aérea Voepass era responsável pela aeronave desde 17 de outubro de 2022. A companhia é famosa por operar na Região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

    Qual era o trajeto da aeronave?

    O avião da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, estava há menos 70 km de seu destino, o Aeroporto de Guarulhos (GRU), no momento do acidente. Considerando o local da ocorrência reportado pelo Corpo de Bombeiros e o destino final, o trajeto em linha reta medido pelo Google Maps tem 68 km.

    Como foi a queda?

    Vídeo mostra como a queda da aeronave aconteceu. O avião perdeu muita altitude em menos de um minuto.

    Alguém sobreviveu?

    Em entrevista para o CNN 360, o secretário de mobilidade urbana de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, informou que a possibilidade de sobreviventes no acidente está sendo descartada, e que os corpos já estão sendo retirados.

    O que pode ter contribuído para o acidente?

    O âncora da CNN, William Waack, que também é piloto, explicou que as condições meteorológicas que afetam a área do estado de São Paulo podem ter influenciado o acidente de avião.

    (Mais informações em instantes)

    Tópicos