OPINIÃO
Proteger o futuro da IA começa agora
Conforme avançamos na era da inteligência artificial (IA), as possibilidades parecem infinitas. Na verdade, ao provar o seu valor como motor de crescimento e inovação, a IA Generativa é imensamente promissora. No entanto, à medida que nos apressamos a aproveitar o seu poder, não devemos esquecer o imperativo de proteger os modelos de IA contra as diferentes ameaças que se escondem nas sombras.
Em um estudo recente realizado com executivos C-level, o IBM Institute for Business Value descobriu que apenas 24% dos projetos de IA generativa atuais em todo o mundo têm um componente para proteger essas iniciativas, embora 82% dos entrevistados afirmem que uma IA segura e confiável é essencial para o sucesso de seus negócios. Mas quase 70% afirmam que a inovação tem precedência sobre a segurança.
À medida que o sentimento em torno da IA generativa muda de “uau” para “como”, a lacuna entre a preocupação e a ação dos executivos ressalta a necessidade da cibersegurança e o compromisso dos líderes de negócio para proteger a IA. Então, o que pode ser feito agora?
Acredito que para proteger eficazmente os sistemas de IA, é fundamental compreender o cenário de IA de uma empresa. Isto envolve a definição de uma estratégia de segurança de IA que se alinhe com a estratégia global de IA da organização, identificando fontes de risco e avaliando a maturidade das principais capacidades de segurança. As empresas também devem avaliar as lacunas de segurança nos ambientes de IA e determinar as políticas e controles que precisam ser atualizados para enfrentar as ameaças.
E a partir daí, depois de ter uma compreensão clara do cenário de segurança da IA, é hora de implementar medidas de segurança para proteger os sistemas de IA. Isto inclui estabelecer a governança da IA, dar prioridade a uma abordagem segura desde o projeto, gerenciar o risco e a confiabilidade dos fornecedores de modelos de IA e fontes de dados, proteger a insfraestrutura, os dados de treinamento da IA e o acesso a aplicações e subsistemas de IA.
Por fim, acredito que é essencial monitorar e avaliar continuamente a segurança, a fim de identificar e abordar potenciais vulnerabilidades, riscos e oportunidades de resiliência no ambiente de IA e nas aplicações conectadas. Não esqueçamos que as atividades de sensibilização e a educação são também componentes essenciais de uma segurança abrangente da IA, especialmente à medida que mais pessoas se relacionam com a IA como uma nova superfície de ataque.
À medida que a IA é mais usada, os usuários, desenvolvedores e criadores das políticas precisam compreender os riscos e desafios associados a estas tecnologias. Isto permitirá que indivíduos e organizações tomem decisões informadas sobre a adoção e implantação de IA, reduzindo a probabilidade de violações de segurança e uso indevido.
O futuro da IA é brilhante. Ao trabalharmos em conjunto: indústria, governo e sociedade como um todo, podemos criar um ambiente mais seguro para o florescimento da IA e desbloquear todo o seu potencial. A hora de agir é agora. Aproveitemos esta oportunidade para moldar o futuro da IA e garantir que a sua promessa seja concretizada de uma forma segura, responsável e benéfica para todos.
Fórum CNN
Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.
Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN.