Após apagões, Enel promete dobrar podas de árvores em São Paulo
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) multou concessionária em R$ 165 milhões por falta de energia na capital paulista no final do ano passado
A Enel Distribuição São Paulo promete dobrar o número de podas de árvores na capital paulista.
A empresa informou que pretende realizar 48 mil podas em diferentes bairros da cidade entre julho e setembro. Isso representa um aumento de 100% sobre às ações no mesmo período de 2023.
A promessa é de que, neste ano, sejam feitas 600 mil podas na capital paulista e nos 23 municípios em que a concessionária atua, também o dobro do ano passado.
A medida busca evitar quedas de energia após o apagão em São Paulo no final de 2023. Em fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) multou a Enel em R$ 165 milhões pela falta de energia que persistiu por dias na região.
O principal risco à rede elétrica estava ligado às arvores da cidade, que foram danificadas pelas fortes chuvas.
Na época, a Prefeitura de São Paulo afirmou que aguardava a decisão da Enel para podar ou remover quase 3.700 árvores que poderiam danificar a fiação.
No último mês de julho, a distribuidora disse que realizou cerca de 80 mil podas, três vezes mais do que a média mensal de 2023.
Em nota, a Enel SP reforçou que “a poda de árvores é uma prática essencial não apenas para a segurança da rede elétrica, mas também para a proteção da infraestrutura urbana e a preservação do meio ambiente”.