Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Beto Richa desiste de disputar a Prefeitura de Curitiba

    Ao anunciar saída da corrida eleitoral, político apontou tempo "insuficiente" no horário eleitoral gratuito e apoio "unilateral" do Cidadania a Eduardo Pimentel

    Henrique Sales Barrosda CNN , São Paulo

    O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) desistiu de concorrer à Prefeitura de Curitiba nas eleições municipais deste ano.

    O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (5) em entrevista coletiva realizada minutos antes da convenção da Federação PSDB-Cidadania em Curitiba, que baterá o martelo sobre que rumo eleitoral tomará o grupo.

    “Estou até animado com as últimas pesquisas de opinião pública que apontam um crescimento sólido da nossa pré-candidatura, mas há outros fatores que dificultam”, disse Beto Richa a jornalistas, em entrevista coletiva também transmitida via redes sociais.

    Um dos motivos alegados por Richa é o fato de que, sem coligações partidárias para além da federação, sua candidatura teria apenas 30 segundos de tempo de rádio e TV no horário eleitoral gratuito.

    “É um tempo insuficiente: dentro de 10 minutos, apenas trinta segundos”, afirmou.

    O fato de o Cidadania já ter declarado apoio ao candidato Eduardo Pimentel (PSD), atual vice-prefeito, foi outro motivo alegado por Beto Richa para a desistência.

    Por serem partidos federados, PSDB e Cidadania devem tomar decisões conjuntas em relação às eleições municipais – ou seja: em Curitiba, ou devem lançar candidato próprio, ou se coligarem conjuntamente a uma candidatura, ou permanecerem neutros.

    “É um constrangimento interno”, afirmou. Segundo o ex-governador, na convenção, a federação deve optar pela neutralidade.

    Por ser presidente do PSDB e da federação no Paraná, Beto Richa também disse que vai abrir mão de se lançar candidato para conseguir apoiar a campanha de outros tucanos que estão pleiteando postos no interior do Paraná.

    Beto Richa foi eleito prefeito de Curitiba em 2004 e reeleito em 2008. Em 2010, abdicou da prefeitura para concorrer a governador do Paraná, cargo que ocupou por dois mandatos, de 2011 a 2018.

    O agregador de pesquisas Índice CNN (saiba mais) aponta que Beto Richa tem 10% das intenções de voto em Curitiba, na quarta colocação, junto ao também ex-governador Roberto Requião (Mobiliza).

    À frente dele, estão Pimentel, com 22%, o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) – que assumiu a prefeitura com a renúncia de Richa em 2010 -, com 15%, e o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), com 13%.

    Tópicos