Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleição em SP: Sem prerrogativa na segurança pública, candidatos prometem reforçar GCM; veja propostas

    Mesmo não sendo atribuição da prefeitura, pauta é um dos principais temas abordados na disputa pela prefeitura da capital paulista

    Vinícius MuradPedro Venceslauda CNN São Paulo

    Apesar de não ser uma atribuição da prefeitura, a Segurança Pública é considerada um dos grandes temas da eleição na cidade de São Paulo neste ano. Segundo pesquisa Genial/Quaest, violência e crimes são os problemas mais graves da capital paulista para os eleitores: 27% dos entrevistados citam este ponto como o mais problemático da cidade, contra 16% que falam em Saúde, e 6% que apontam o Desemprego e a Educação.

    A CNN perguntou às cinco campanhas com maior pontuação no Índice CNN quais são as propostas para a Guarda Civil Metropolitana (GCM), e para melhorar a Segurança Pública na capital.

    Ricardo Nunes

    O prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, cita os feitos da gestão atual. “Houve uma ampliação do efetivo em 2 mil guardas durante a gestão. Hoje, a maior guarda municipal de todo o país está melhor equipada, e somente neste período teve um incremento salarial de 74%”, afirma.

    Nunes propõe ampliar não só o contingente, mas também incrementar os equipamentos, integrar a guarda em policiamento nas regiões mais periféricas, naquelas em que os indicadores de criminalidade e a população demandem mais atuação.

    O candidato diz que “o diálogo e parceria com o Governador e as forças de segurança estaduais tem sido constante nesta gestão” e destaca os investimentos feitos em mais câmeras de vigilância e iluminação em espaços públicos.

    Guilherme Boulos

    Guilherme Boulos (PSOL) promete dobrar o efetivo e aprimorar o treinamento e os equipamentos da guarda. Boulos destaca que vai manter diálogo próximo e constante com governos federal e estadual.

    “Muitos dos desafios que temos de enfrentar em São Paulo não podem ser resolvidos apenas pela Prefeitura. O combate ao crime é uma responsabilidade da União e dos estados, mas a violência se dá na cidade. Por isso é necessário articulação e ação coordenada.”, destaca.

    O candidato pretende diminuir os índices de violência e a sensação de estar em perigo, promover a proteção e a segurança nos bairros e nas escolas, combater a violência contra as mulheres e valorizar e ampliar a capacidade de atuação da GCM.

    José Luiz Datena

    José Luiz Datena (PSDB) afirma que a GCM “será muito bem armada, e bem paga, à altura das outras polícias que combatem o crime organizado, já que o inimigo é o mesmo, também nos crimes de rua”.

    O candidato quer também ampliar o monitoramento por câmeras na cidade e expandir a parceria da Operação Delegada com a Polícia Militar para facilitar a vigilância de criminosos. “Tem que ter poder de polícia, inclusive com serviço de inteligência e investigação”, diz o apresentador.

    Datena promete ainda ampliar o monitoramento por câmeras na cidade e expandir a parceria da Operação Delegada com a Polícia Militar para facilitar a vigilância de criminosos.

    Tabata Amaral

    Tabata Amaral (PSB) fala em promover uma integração das forças de segurança, com o Comando Geral da Guarda se reunindo, mensalmente, junto à prefeita e aos comandos das outras forças policiais, para discutir as metas para redução da criminalidade. Ela também promete ampliar o efetivo da GCM.

    A candidata diz que “em cada subprefeitura, haverá uma sala de comando e controle para monitoramento contínuo e estabelecimento de metas, compartilhadas com a GCM”. “A Guarda estará mais presente nas ruas, assumindo papel de patrulhamento preventivo e apoiará a gestão na manutenção da ordem e das posturas, para que a PM seja liberada para focar nos crimes.”

    Sobre o diálogo com os governos Estadual e Federal, Tabata diz que é “a única candidata que consegue conversar tanto com o Governador Tarcísio quanto com o Presidente Lula sobre os problemas da cidade”. “Integrar as forças policiais será prioridade na minha gestão”.

    Pablo Marçal

    Pablo Marçal promete investir em tecnologia e em ampliar o efetivo da Guarda Municipal.

    Em entrevistas, o candidato fala em adquirir drones com tecnologia de câmeras térmicas e alto-falantes para monitorar áreas de maior criminalidade. Marçal também quer ampliar a frota de viaturas da GCM.

    A assessoria do candidato não respondeu, até a publicação desta reportagem, às perguntas enviadas pela CNN.

    Tópicos