Exclusivo CNN: Guaidó diz que Lula deve exigir divulgação de resultado na Venezuela
Maduro diz estar pronto para apresentar todas as contagens de votos
Em uma entrevista exclusiva à CNN, o opositor venezuelano Juan Guaidó disse nesta quarta-feira (31) que o presidente Lula deve exigir a divulgação das atas das eleições na Venezuela.
“Acho que o presidente Lula deve começar a exigir que Maduro reconheça os resultados, além das atas. Perguntem ao ex-chanceler Celso Amorim e ao presidente Lula, que sabe muito bem o que houve na Venezuela”, afirmou Guaidó.
Maduro diz estar pronto para apresentar todas as contagens de votos
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta quarta-feira (31) que seu partido está pronto para apresentar todas as contagens de votos da eleição de domingo (28) e que pediu ao Tribunal Superior do país que garanta que todos os partidos façam o mesmo.
Maduro ainda responsabilizou os opositores, María Corina Machado e Edmundo González, pelo que chamou de “ataque criminal” e que, segundo o presidente venezuelano, teria “intenção de golpe de Estado utilizando o processo eleitoral”.
Maduro, que segundo o Conselho Nacional Eleitoral venceu com 51,2% dos votos as eleições, disse que pediu ao mais alto tribunal que abordasse “este ataque contra o processo eleitoral”, que descreveu como uma “tentativa de golpe de estado”, e esclarecer “tudo o que precisa ser esclarecido sobre este processo”.
Oposição contestou os resultados
A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, afirmou que “já tem como provar a verdade”, destacando que Edmundo González é, na verdade, o presidente eleito do país.
Segundo Machado, a oposição tem acesso a 73,2% das atas eleitorais, que comprovariam a vitória de González.