“Preciso pautar isso em algum momento”, diz Barroso sobre aborto
Presidente do STF disse que não gostaria de colocar o tema em discussão "contra a compreensão da maior parte da população brasileira”
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse, nesta terça-feira (30), que a Corte deve voltar a debater a descriminalização do aborto.
“Preciso pautar isso em algum momento, mas não gostaria de pautar contra a compreensão da maior parte da população brasileira”, disse em evento na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio.
Recentemente, uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, derrubou resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que dificultava o aborto em gestação decorrente de estupro.
Pouco depois, a Câmara aprovou o requerimento de urgência de um projeto que criminaliza a assistolia fetal acima de 22 semanas, inclusive em casos de abuso sexual.
Após uma série de críticas, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), disse que o debate ficaria para o segundo semestre deste ano.
“O Supremo terá que decidir sobre esse assunto novamente no futuro”, comentou Barroso. “Tenho tentado levar a ideia de que é possível ser contra o aborto e isso não se confunde com prender a mulher. São coisas diferentes”.
Saiba como conseguir e para que serve a Certidão de Crimes Eleitorais