Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ex-presidente do PSDB vai à Justiça contra candidatura de Datena a prefeito de SP

    Federação PSDB-Cidadania aprovou nome do jornalista dentro do colegiado nacional antes da convenção, que está marcada para este sábado (27)

    Douglas Portoda CNN , São Paulo

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='734189' id_galeria='8104863' html_id_prefix='featured_' ]

    O ex-presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo Fernando Alfredo foi à Justiça, nesta sexta-feira (26), contra a candidatura do apresentador José Luiz Datena (PSDB) à prefeitura paulistana.

    Mais cedo, o nome de Datena foi aprovado por unanimidade pelo colegiado nacional da federação PSDB-Cidadania, antes da convenção que está marcada para este sábado (27). Para Alfredo, a ação é uma “cortina de fumaça” e vai contra a Lei Eleitoral.

    Alfredo deseja ser o candidato do partido e, por isso, pede a realização de prévias.

    Ele cita que houve uma violação de uma resolução da federação, onde é determinado que, caso mais de um filiado deseje disputar um cargo eletivo, é necessária a escolha por prévias. Caso exista o descumprimento, é previsto o adiamento da convenção.

    “Eles estão fazendo da forma deles, irregularmente. Nós vamos amanhã lá exatamente para colocar nossa posição de filiados que temos direito a participar do pleito. Isso eles já estão demonstrando que não vão deixar. Tudo uma cortina de fumaça”, disse Alfredo à CNN.

    Se eles continuarem com essa história de passar o trator sem fazer o rito é correto, como diz a legislação brasileira, nós vamos entrar com outras ações que forem possíveis

    Fernando Alfredo

    De acordo com a federação PSDB-Cidadania, a aprovação de Datena seguiu seu estatuto, no qual é estabelecido que em cidades com mais de 200 mil eleitores, como é o caso da capital paulista, a aprovação de candidatos e coligações deve ser submetida ao colegiado nacional. São Paulo tem 9,3 milhões de eleitores.

    O Código Eleitoral, contudo, estabelece que é necessário escolher o candidato dentro de uma convenção partidária e, não apenas internamente, quais serão os candidatos a um cargo eletivo.

    O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, declarou que a convenção municipal servirá para a confirmação do candidato a vice-prefeito na chapa, cujo nome será anunciado pelo próprio Datena.

    Procurado pela CNN, o diretório municipal do partido disse que não irá se pronunciar pelo caso.

    Número de eleitores com nome social em 2024 é o maior na história

    Tópicos