Fifa aumenta de sete para 35 os comitês que discutem o futuro do futebol; veja a lista
Entidade alega que terá uma composição mais diversificada para definir mudanças no esporte; até um comitê dos torcedores será criado
A direção da Fifa aumentou de sete para 35 o número de seus comitês. Os grupos, que podem ter até 20 integrantes cada, são responsáveis por setores estratégicos da entidade, como o departamento financeiro, mas também servem para se discutir mudanças nos rumos da organização do futebol.
Haverá, por exemplo, o comitê do torcedor, outro do futuro do futebol, um para combater o racismo, um para eSports e outro para tratar apenas de tecnologia e avanços digitais.
O aumento, elaborado pelo Conselho da entidade, foi aprovado pelo Congresso realizado em maio, na Tailândia, com apoio do presidente, Gianni Infantino.
Em comunicado enviados às 211 associações filiadas, o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafstrom, escreveu o seguinte:
“Esta nova configuração reflete melhor o âmbito dos objetivos estratégicos e das atividades da Fifa hoje, modernizando assim o papel dos Comitês e permitindo um maior envolvimento na processos democráticos de tomada de decisão, aumento da representação e contribuição feminina, e conhecimentos técnicos mais focados em diversas áreas relevantes do futebol a nível internacional. As áreas de responsabilidade de cada um dos Comitês recém-introduzidos e o competência exigida de seus membros pode ser considerada conforme descrita em seus nomes dos respectivos comitês. A Fifa quer priorizar composição diversificada em termos de histórico e experiência, qualificações, género e representação geográfica”.
Na prática, a Fifa conseguirá acomodar mais aliados dentro de sua estrutura. Membros desses comitês não são remunerados, mas podem receber diárias em casos de deslocamentos a serviço da Fifa.
As 211 associações têm até 8 de setembro para enviar candidatos a postos nesses 35 comitês e é possível indicar até três nomes, sendo obrigatoriamente uma mulher entre eles. É provável que todas as associações passem a ter membros nos comitês.
O Conselho, formado por 35 membros, entre eles o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, decide os integrantes de cada grupo.
Inchaço
O formato atual tem sete comitês: financeiro, desenvolvimento, médico, arbitragem, associações membro, organização de competições e partes interessadas do futebol (responsável por discutir mudanças na modalidade). Os cinco primeiros estão mantido, já os dois últimos serão divididos em vários outros.
Veja os 35 comitês da Fifa (com asterisco os mantidos):
- Financeiro*
- Desenvolvimento*
- Médico*
- Arbitragem*
- Associações Membro*
- Competições Masculinas de Seleções
- Competições Femininas de Seleções
- Competições Masculinas de Clubes
- Competições Femininas de Clubes
- Futebol Olímpico
- Futebol Masculino de Base
- Futebol Feminino de Base
- Futsal
- Beach Soccer
- Partes Interessadas no Futebol Masculino
- Partes Interessadas no Futebol Feminino
- Jogadores Masculinos
- Jogadoras
- Treinadores Masculinos
- Treinadoras
- Torcedores
- Desenvolvimento Técnico
- Desenvolvimento Técnico do Futebol Feminino
- Futebol Amador
- Relações Institucionais
- Jurídico
- Estádios e Segurança
- Antirracismo e Anti Discriminação
- Responsabilidade Social do Futebol
- Tecnologia e Inovação Digital
- Comercial e Marketing
- Mídia e Comunicação
- eSport
- Futuro do Futebol
- Regras do Futebol