Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Yellen elogia Biden por desempenho econômico “notável” e diz que pouso suave está no caminho certo

    Secretária do Tesouro dos Estados Unidos disse que Biden restauro posição do país no mundo

    Reuters*

    A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, elogiou nesta quinta-feira (25) o presidente norte-americano, Joe Biden, por uma “recuperação econômica notável”.

    E disse que os dados do PIB e da inflação do segundo trimestre confirmaram que os EUA estão em um caminho “de crescimento constante e inflação em queda”.

    Em seus primeiros comentários públicos sobre o assunto desde que Biden desistiu de sua campanha à reeleição e endossou a vice-presidente Kamala Harris como sua substituta, Yellen disse que Biden havia restaurado a posição dos Estados Unidos no mundo.

    “Estou profundamente orgulhosa de servir ao povo americano com ele e com a vice-presidente Harris, e espero continuar a promover a liderança dos EUA em todo o mundo e apresentar resultados para as famílias e empresas americanas”, disse Yellen, que está no Rio de Janeiro por ocasião de reunião ministerial do G20.

    Ela afirmou que o forte crescimento dos EUA, que criou 15,7 milhões de empregos desde que Biden tomou posse, não foi um acidente, mas o resultado do plano econômico de seu governo, e estava ajudando a manter a economia global resiliente.

    Taxação de super-ricos

    Em relação à proposta do Brasil de um imposto global sobre bilionários, Yellen disse que os EUA “apoiam fortemente a tributação progressiva” e fazer com que os super-ricos paguem a sua parte dos impostos.

    Ela disse que os EUA estão felizes em trabalhar com o Brasil na propagação de ideias para uma tributação progressiva, mas se recusou a apoiar um acordo global sobre a tributação dos super-ricos.

    “A política fiscal é muito difícil de coordenar globalmente e não vemos necessidade nem pensamos que seja realmente desejável tentar negociar um acordo global sobre isso”, disse Yellen. “Pensamos que todos os países deveriam garantir que os seus sistemas tributários sejam justos e progressivos.”

    Tópicos