Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem é Castellar Neto, que assume cadeira no Senado durante a eleição

    Advogado assume o posto de senador durante a licença de Carlos Viana

    Pedro Pupulimcolaboração para a CNN São Paulo

    Com a licença do senador Carlos Viana (Podemos-MG), o primeiro suplente Castellar Neto (PP-MG) assumiu o posto em 17 de julho.

    Ele é ex-presidente da federação de futebol de Minas Gerais, foi diretor do Atlético-MG e também vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

    Viana pediu licença do cargo para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de outubro.

     

    Advogado criminalista, Castellar é natural de Coronel Fabriciano (MG). Ele costuma adotar postura moderada quanto aos debates e discussões políticas. Em suas redes sociais, por exemplo, se mostra favorável à proposta de reforma tributária do governo federal, mas com ressalvas.

    “O contribuinte não suporta mais a carga tributária. Se é importante de um lado fazer a simplificação dos tributos para que as pessoas saibam o que elas estão pagando, não podemos fazer de outro lado com que essa simplificação aumente as alíquotas pagas pelo contribuinte. Então tem que buscar um equilíbrio”, afirmou o senador.

    Ao assumir a cadeira de Viana, Castelar Netto, de 41 anos, disse estar pronto para as missões que o Senado enfrentará nos próximos meses, como a regulamentação da reforma tributária e a renegociação das dívidas dos estados.

    Até quando ele fica no Senado?

    A princípio, o afastamento de Carlos Viana será de apenas quatro meses. Se o senador for eleito prefeito, Castellar Neto poderá permanecer no cargo até 2026, quando termina o mandato.

    Trajetória no esporte

    Nas redes sociais, o senador se apresenta como amante dos esportes. A paixão o levou a ter envolvimento político também no âmbito esportivo.

    Castellar foi membro da diretoria do Clube Atlético Mineiro entre os anos de 2009 e 2012 e, enquanto advogado, foi presidente da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG).

    Em 2014, o senador foi eleito presidente da Federação Mineira de Futebol, aos 31 anos, sendo considerado o presidente mais jovem de todas as federações estaduais.

    Entre outros cargos relacionados ao futebol, o senador já ocupou o Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro, setor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e representou a Conmebol, entidade máxima do futebol na América do Sul, na FIFA, entre 2017 e 2021.

    Mais recentemente, em 2019, Castellar foi eleito vice-presidente da CBF, cargo que ocupou até 2023.

    Tópicos