Bicampeão olímpico, tenista anuncia aposentadoria
Britânico Andy Murray conquistou o ouro em simples em Londres 2012 e Rio 2016
O britânico Andy Murray, o primeiro homem a ganhar duas medalhas de ouro em torneios olímpicos de simples, confirmou, nesta terça-feira (23), que a competição de tênis nos Jogos de Paris será o último evento antes da aposentadoria.
Murray, amplamente considerado um dos maiores esportistas britânicos de todos os tempos, ganhou o ouro em Londres 2012, derrotando o suíço Roger Federer na final, e defendeu com sucesso o título na Rio 2016, derrotando o argentino Juan Martin del Potro.
O jogador de 37 anos, atormentado por lesões, havia dito anteriormente que dificilmente continuaria a carreira além deste ano. Murray, em 2013, encerrou uma espera de 77 anos por um campeão britânico de simples masculino em Wimbledon e ganhou o troféu novamente em 2016,
O tenista teve uma despedida emocionante e repleta de estrelas no início deste mês em Wimbledon, local onde ganhou dois dos três títulos de Grand Slam após uma derrota na primeira rodada de duplas ao lado do irmão Jamie.
O escocês, que passou por uma cirurgia em 22 de junho para remover um cisto espinhal que estava comprimindo os nervos e o fez perder o controle e a força na perna direita, decidiu que não estava em forma o suficiente para as exigências da competição de simples no All England Club.
A competição de tênis nos Jogos começa no sábado (27), e Murray, que fez a estreia em Pequim 2008, jogará em simples e duplas na quinta e última Olimpíada.
Murray ressuscitou a carreira após passar por uma cirurgia de reconstrução do quadril em 2019, mas tem lutado para chegar às últimas etapas dos principais torneios desde então e sofreu uma lesão no tornozelo no início desta temporada.
Produção: Andy Ragg